VÍDEO - CREIXOMIL: Fazem-se limpezas na Rua das Amarilhas depois das horas de aflição

O almoço do dia de Ano Novo foi subitamente interrompido na Rua das Amarilhas, em Creixomil. Em poucos minutos, quatro habitações construídas na margem do rio Selho ficaram inundadas.

"A água começou a entrar pela sanita e pela banheira da casa de banho. Em pouco tempo, já ninguém podia andar dentro de casa", contou Amélia Almeida, esta manhã, enquanto recordava o início desolador de 2023 que nem o brilho do sol conseguia apaziguar.

De mangueira na mão e de vassoura, contava com o apoio dos familiares para devolver a higiene ao lugar onde "gosta de viver".

Inquilina na casa onde reside há mais de meio século, Amélia não esconde que as condições de habitabilidade não são as melhores sobretudo no Inverno, mas considera que o problema pode ser minimizado se os efluentes domésticos deixarem de ser encaminhados directamente para o rio e se for construído um muro mais resistente do que aquele que ruiu com o temporal.

As preocupações são do conhecimento da entidade a quem pertencem as quatro habitações, assim como da Junta de Freguesia de Creixomil.

Naquela zona situada na margem esquerda do rio Selho, várias casas ainda não estão ligadas à rede de saneamento, um problema que a Autarquia está a procurar resolver em articulação com a Vimágua, não sendo indiferente neste processo o projecto de construção da Ecovia do Selho que deverá passar naquele local.

Na última noite, os moradores ficaram em casa de familiares depois de terem os seus haveres encharcados, na sequência do mau tempo que marcou o primeiro dia do ano e que repetiu o cenário verificado poucos dias antes do Natal no ano de 2019. 

segunda, 02 janeiro 2023 16:36 em Freguesias

Marcações: Creixomil, limpezas, Ecovia do Selho

Imprimir