Jornadas do Grande Órgão Histórico 2022 da Colegiada da Oliveira



As Jornadas do Grande Órgão Histórico 2022, organizadas pela Colegiada da Oliveira, vão decorrer de 1 a 8 de Dezembro.
O evento deste ano assinala o 9º aniversário do restauro deste órgão monumental, na efeméride litúrgica da Solenidade da Conceição Imaculada de Nossa Senhora.
A III edição deste Festival mantém a parceria entre a Paróquia de Nossa Senhora da Oliveira e o Museu de Alberto Sampaio, contando com um patrocínio do Município de Guimarães.

De acordo com a organização, o programa das Jornadas englobam variada oferta cultural e religiosa, nomeadamente «visitas musicais» guiadas de descoberta do património musical da Colegiada de Guimarães, partindo do Museu de Alberto Sampaio.
As visitas decorrerão às 11h00 e 15h00. O programa integra também momentos musicais, períodos de música de órgão durante a visita ao templo, com acolhimento de público no Museu de Alberto Sampaio, nos mesmos dias, das 12h00 às 16h00 e Vésperas Solenes de Nossa Senhora, oração comunitária da tarde cantada com a comunidade paroquial, na Solenidade de Nossa Senhora da Conceição, no dia 8 de Dezembro, pelas 18h00. Segue-se uma eucaristia solenizada, às 19h00.

A Igreja de Nossa Senhora da Oliveira, é um templo do século XV classificado como Monumento Nacional, inclui no seu património integrado o grande órgão histórico, obra do organeiro vimaranense Luís António de Carvalho (1766-1839). Encomendado pela Insigne e Real Colegiada de Guimarães em 1831, ficou concluído após 10 anos. A cidade de Guimarães possui 12 órgãos históricos (dos quais apenas dois estão restaurados), sendo jóia da coroa o instrumento da Colegiada, maior órgão histórico do Norte de Portugal, com dois teclados, 51 meios-registos sonoros, 2.229 tubos, dos quais 270 trombetas. Foi restaurado entre 2011-2013 pela Oficina e Escola de Organaria de Esmoriz. É director artístico Nuno Mimoso, organista, maestro e musicólogo, diplomado pela Escola Superior de Música Sacra de Ratisbona na Alemanha.
O templo quatrocentista estará engalanado para acolher visitas e liturgias solenes e louvar a sua Padroeira.


quarta, 23 novembro 2022 10:46 em Freguesias

Marcações: Colegiada da Oliveira, Grande Órgão Histórico

Imprimir