AF das Juntas da cidade de Guimarães debate desagregação

A Assembleia de Freguesia de Oliveira do Castelo, S. Sebastião e S. Paio reúne esta terça-feira. Trata-se de uma sessão extraordinária que tem por objectivo discutir e votar o relatório do grupo de trabalho criado por aquele órgão deliberativo sobre a eventual desagregação da União de Freguesias.

A Assembleia de Freguesia deverá pronunciar-se pela manutenção da União de Freguesias das três juntas da cidade de Guimarães. Com efeito, PSD, CDS e PS deverão votar pela manutenção da União e a CDU votará a favor da desagregação.
Em declarações ao Grupo Santiago, o Presidente daquele órgão deliberativo enalteceu o trabalho "positivo e pacífico" do grupo de trabalho. Já sobre a proposta em concreto, Rui Correia considera que "pela experiência acumulada", traduzida num trabalho positivo realizado no actual modelo de união de freguesias, considera que a manutenção da União de Freguesias, é a melhor opção.

A sessão vai decorrer na sede da autarquia, no Edifício S. Francisco, com início às 21h30.
O debate deste processo decorre da lei 39/2021 de 24 de Junho que define o regime jurídico de criação, modificação e extinção de freguesias e revoga a lei que procede à reorganização administrativa do território das freguesias.


terça, 22 novembro 2022 09:50 em Freguesias

Marcações: Freguesias, S. Sebastião, Oliveira do Castelo, desagregação, S. Paio

Imprimir