Romaria Grande de S. Torcato «regressa em força» para comemorar 170 anos

A Romaria Grande São Torcato está de regresso ao cartaz cultural de Guimarães após dois anos de suspensão devido à pandemia. É um regresso marcado pelos 170 anos daquela que é considerada a mais antiga e maior romaria do Norte de Portugal e da trasladação do corpo do Santo do Mosteiro Igreja antiga) para a Basílica.

Na apresentação do programa dos festejos que decorreu esta sexta-feira na Casa da Memória, foi revelado que o trabalho de inventariação desta secular tradição da cultura vimaranense iniciado em 2017, ficará concluído este ano, como afirmou o coordenador Raul Pereira.

O trabalho de investigação em curso será posteriormente publicado em livro em nome da memória popular que é importante preservar e que revela a força de uma festa que tem no povo o seu foco central.
O Juiz da Irmandade, Paulo Novais, fala de uma romaria que "é muito mais do que uma festa, mais do que uma simples romaria", sublinhando o desejo de apresentar "um regresso em grande" da Romaria.

O Vereador da Cultura sublinha e reconhece a importância da Irmandade de S. Torcato manter viva a Romaria Grande, não apenas através da sua realização mas também quando promove a investigação da sua história.
Paulo Lopes Silva considera que S. Torcato é central e símbolo na identificação e preservação da cultura que em Guimarães une a comunidade. O representante da Câmara Municipal vincou ainda o regresso em força da Romaria Grande e tantas outras manifestações da cultura popular vimaranense após dois anos de pandemia, sublinhando a sua importância estrutural na diversificação da oferta turística de Guimarães.

Na mesma apresentação, o Capelão da Basílica de S. Torcato salientou a "vertente cultural" da Romaria Grande, "muito marcada pela religiosidade popular" que comemora em Santo que "foi mártir pelo seu povo" que defendeu até com a própria vida". Valentim Gonçalves, destacou ainda a "dimensão formativa" que decorre da realização das novenas que preparam para os dias de celebração.
Por seu turno, o Presidente da Junta de S. Torcato falou de um evento secular que se explica pela "força que o Santo transmite" ao seu povo e aos seus devotos de uma larga região que incluiu desde tempos longínquos as gentes da Póvoa de Varzim, Vila do Conde e até Matosinhos.
Alberto Martins considera que "mais do que uma festa, a Romaria Grande é a festa das festas, uma grande manifestação da cultura popular, de fé e do reconhecimento do seu grande património material e imaterial".
Recorde-se que a Romaria Grande é um evento considerado «festa de interesse Municipal» que conta com o apoio da Câmara Municipal de Guimarães.

O programa vai desenvolver-se nos primeiros três dias de Julho, com variadas manifestações da mais genuína tradição popular, nomeadamente com folclore, bombos e cantares ao desafio. Ainda em termos musicais, destaque para um espectáculo com Quim Barreiros. O programa centra-se em diversas manifestações de cariz religioso, nomeadamente as novenas, missas, e procissão com carros alegóricos. Durante os dias de festa, decorrerá o Festival do Bolo com Sardinha, no Terreiro de S. Torcato.


sexta, 17 junho 2022 12:15 em Freguesias

Marcações: Romaria Grande de São Torcato

Imprimir