Autarca de Creixomil pediu obras na Rua Oneca Mendes e na Rua Joaquim Ribeiro Moura

O Presidente da Junta de Creixomil aproveitou a reunião descentralizada do Executivo vimaranense que decorreu no Laboratório da Paisagem para alertar para a necessidade de realizar obras de requalificação em todo o percurso da Rua Oneca Mendes até Rua da Pisca e no troço da antiga EN 206 até Silvares, actualmente denominada Rua Joaquim Ribeiro Moura.

Na abertura dos trabalhos, António Gonçalves realçou a importância do modelo de "sessões descentralizadas" na aproximação da população em geral "com os centros decisores". "Quanto mais envolvermos a comunidade, maior será a exigência e o nosso trabalho será mais aperfeiçoado", afirmou, considerando que a temática do ambiente "leva-nos tão longe quanto a nossa imaginação".

"Se calhar, tudo o que fazemos está relacionado com o ambiente", frisou o Autarca, ao fazer uma retrospectiva sobre o trabalho feito na freguesia no mandato anterior, com um conjunto de obras que ficaram concluídas, "só possíveis com a ajuda da Câmara Municipal. "Aquilo que foi acordado no mandato anterior foi cumprido", continuou António Gonçalves, agradecendo ao Executivo, apontando os casos da requalificação da Rua do Robalo e da Rua da Bouça do Pinheiro. "O Sr. Presidente da Câmara confiou na junta e demos o nosso melhor", acrescentou, fazendo referência a outras intervenções efectuadas da responsabilidade da Câmara: a Rua de Eiras, a Rua de São Miguel, a Rua de Angola e a instalação do mercado grossista na Cooperativa Agrícola, "pelas melhores condições oferecidas aos operadores e à qualidade do aparcamento criado que serve uma centralidade da freguesia de Creixomil".

"Queremos continuar a trabalhar desta forma, queremos continuar a merecer a vossa confiança e seremos sempre parte da solução", apontou o Autarca ao perspectivar o futuro, chamando a atenção para a necessidade de intervir na melhoria das condições nas Rua Oneca Mendes e Rua da Pisca, "porque há queixas de moradores". "É uma via que serve de escapatória para muitas pessoas", advertiu, ao estender esse desejo à ligação que permite o acesso até à centralidade de Silvares, no troço da antiga EN 206, agora designada Rua Joaquim Ribeiro Moura". "É uma obra algo complexa, mas que é importante este melhoramento e reperfilamento para que as pessoas possam caminhar comodamente até à nova centralidade de Silvares", defendeu na intervenção em que fez alusão às dificuldades sentidas na abordagem aos proprietários de terrenos, no âmbito do projecto de criação da Ecovia do Selho. "É uma paixão do Sr. Presidente e que eu partilho. Pensava que seria fácil, mas sentem-se algumas resistências", admitiu, esperando que um trabalho de parceria possa estimular um maior envolvimento dos proprietários para atingir esse desígnio.

Na reacção, o Presidente da Câmara concordou com a necessidade das intervenções mencionadas, "num processo que está a ser trabalhado pelo Município e pela Junta de Freguesia, para que a obra possa ser abrangente e contemple uma requalificação integral dos acessos". "É algo que não está esquecido", afiançou Domingos Bragança, explicando que no troço da antiga EN 206 "o projecto está a ser desenvolvido porque além da reabilitação, há que ter em contra a nova via que irá entroncar com a Variante de Creixomil ali próximo da rotunda e do desnivelamento e queremos que a ligação da Ecovia da Cidade à Ecovia do Ave se faça igualmente pela antiga EN 206. Há zonas difíceis e que têm de ser trabalhadas em projecto", declarou o Edil, agradecendo o entusiasmo que os vários autarcas do Concelho têm dedicado ao desenvolvimento de contactos para a criação da Ecovia do Selho, Ecovia do Ave e Ecovia do Vizela.

terça, 07 junho 2022 15:14 em Freguesias

Marcações: Executivo vimaranense, Creixomil, reunião descentralizada

Imprimir