VÍDEO: Marcha juntou centenas de profissionais da educação

No âmbito da greve dos profissionais da educação, cerca de três centenas de docentes e não docentes realizaram esta quarta-feira uma marcha de protesto que partiu da E.B. 2,3 João de Meira, passou pelo Largo do Toural, onde realizaram uma vigília, pela defesa da escola pública e dos seus profissionais, terminando a manifestação na Escola D. Afonso Henriques, em Creixomil.

André Pestana, Coordenador do S.TO.P – Sindicato de Todos os Profissionais da Educação, marcou presença nesta manifestação e apontou as razões da luta.

"Parece que o Ministro não está a compreender o que leva milhares de profissionais da educação a abraçar esta luta e esta greve. É uma greve que já começou há várias semanas, mas continua em crescendo, porque estamos fartos de assistir à degradação da escola pública. Quando o pessoal docente e não docente está exausto e desvalorizado isso é mau para eles e para as suas famílias, mas também para os alunos", disse à saída da marcha. 

O sindicalista apontou críticas ao Governo e ao Ministro da Educação, João Costa, relativamente ao investimento no sector. "Quando é para investir na escola pública ou na saúde pública, eles pedem sempre contenção orçamental, mas assistimos a milhares de euros investidos em bancos ou em parcerias público-privadas. As populações cada vez mais entende as nossas razões. Nós estamos a lutar pelas e por nós o que é legítimo, mas também pela qualidade de ensino dos seus filhos", acrescentou.  

 

quarta, 25 janeiro 2023 19:05 em Educação

Marcações: greve

Imprimir