Alunos da João de Meira participam em intercâmbio escolar do Eixo Atlântico


Uma turma do 6º ano da Escola João de Meira vai participar numa experiência piloto promovida pelo Eixo Atlântico de intercâmbios escolares.

O projecto aponta para o envolvimento de cerca de 400 alunos de sete municípios portugueses e da Galiza.

Na apresentação do projecto que decorreu esta terça-feira na Câmara Municipal de Guimarães, a vereadora da Educação, Adelina Pinto, sublinhou que o objectivo da iniciativa pretende-se com o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido tendo em vista "mudar um paradigma: o de não falar sobre as crianças mas falar com as crianças". Ou seja, "não pensarmos sobre elas mas pensarmos com elas e dando-lhes o protagonismo que elas devem ter". Sendo assim, através das crianças pretende-se "ligar" o Norte de Portugal com a Galiza que "pretende reforçar estas ligações históricas, culturais, económicas e sociais" através das crianças. De resto, este é um projecto que surge na sequência de experiências nas quais tem participado a Escola João de Meira e com resultados positivos.

A Constança é aluna da Escola João de Meira e só vê vantagens nestas acções. "Acho que este projecto é muito importante para os alunos porque para além de podermos conhecer outros alunos e podermos fazer novas amizades. Também ficamos a conhecer novas culturas e podemos aprender muito melhor línguas novas. Acho que só nos trás vantagens", afirmou, vincando uma opinião também corroborada pelo docente Susana Jordão.
Na conferência de imprensa, o secretário geral do Eixo Atlântico, Xoan Mao, salientou que este projecto insere-se no objectivo de construir uma "consciência de cidadania europeia, apostando nos mais jovens", até como forma de combater movimentos populistas que tentam emergir em alguns países europeus.

No âmbito do projecto, alunos de Guimarães vão visitar Santiago de Compostela e alunos daquela cidade espanhola visitarão Guimarães em acções que vão decorrer no próximo mês de Março. O projecto envolve ainda a cidade espanhola de Ribeira e as portuguesas de Braga, Vila Real e Santa Maria da Feira. Os alunos envolvidos vão trabalhar com o Guia Didáctico, uma banda desenhada que pretende mostrar aos jovens da Euroregião, todas as cidades do Eixo Atlântico.


Marcações: Eixo Atlântico, intercâmbio, escolar

Imprimir Email