Distância entre Guimarães e o Espaço ficou mais curta

Um pequeno passo para o homem, mas um gigantesco salto para o conhecimento Aeroespacial em Portugal. Esta sexta-feira abriu oficialmente o curso de Engenharia Aeroespacial da UMinho.

A sessão de abertura teve lugar no Auditório Nobre do campus de Azurém, em Guimarães, com a presença do presidente da Escola de Engenharia da UMinho, Pedro Arezes, do director dos ciclos de estudo em Engenharia Aeroespacial da UMinho, Gustavo Dias, do presidente da Agência Espacial Portuguesa, Ricardo Conde, do presidente do Município de Guimarães, Domingos Bragança e do reitor da UMinho, Rui Vieira de Castro. 

Pedro Arezes salientou que o curso permitiu receber os "melhores" alunos do país, num curso que envolve vários departamentos da Universidade. Já Gustavo Pires distinguiu a licenciatura e o mestrado de um curso que considerou "abrangente". Ricardo Conde explicou que o curso permite "celebrar o espaço", num caminho que tem sido "longo", frisando a aposta na "formação académica" e lançando um desafio empreendedor aos novos alunos.

O presidente da Câmara de Guimarães salientou o compromisso com o curso de Engenharia Aeroespacial, concretamente com um novo edifício para receber o curso. "A Fábrica do Arquinho vai receber o curso de Engenharia Aeroespacial. Um edifício com história virada para o futuro. Terá de ser um edifício icónico virado para o espaço. Espero que possamos abrir o concurso da obra em 2023", adiantou..

O reitor da UMinho falou de um dia "importante", porque "simbolicamente" marcou o início de um projecto que foi construído ao longo de vários anos. Este é um projecto para o futuro e com o futuro", disse.

A sessão de abertura contou ainda com a palestra «O Espaço e nós: pensar e construir o futuro», por Manuel Heitor, investigador do IN+ (Centro de Estudos em Inovação, Tecnologia e Políticas de Desenvolvimento) do Instituto Superior Técnico.

Com a nova oferta em Engenharia Aeroespacial, a UMinho quer contribuir para um sector de actividade de elevado potencial, procurando garantir que o perfil de formação de profissionais esteja adaptado às novas realidades e necessidades. A licenciatura e o mestrado em Engenharia Aeroespacial da UMinho, recentemente aprovados, fundam-se no percurso desenvolvido nas últimas décadas por centros de investigação e interfaces da UMinho e foram idealizados para ultrapassar as fronteiras da instituição, através de parcerias nacionais (CEiiA) e internacionais (Instituto Tecnológico de Aeronáutica - Brasil, Universidade de Massachusetts Lowell - EUA e Universidade de Vigo - Espanha), prevendo-se nesta última projcetos de investigação e de oferta formativa conjuntos.

A licenciatura em Engenharia Aeroespacial entrou directa para o top 10 nacional (8º curso com a melhor nota do último colocado), ocupando também o primeiro lugar na UMinho.

A aula inaugural marcou o arranque das actividades lectivas para os estudantes, representando mais uma etapa no objectivo institucional de tornar a UMinho uma referência no ensino e na investigação no domínio da Engenharia Aeroespacial.

sexta, 07 outubro 2022 16:44 em Educação

Marcações: Escola de Engenharia Aeroespacial

Imprimir