Escola Profissional CISAVE e AVH assinaram protocolo para "partilha de sinergias"

"O nosso território será mais forte se trabalharmos em colaboração", apontou o Vereador da Cultura e Turismo, da Câmara de Guimarães, na cerimónia de assinatura do protocolo de colaboração entre a Associação Vimaranense de Hotelaria (AVH) e a Escola Profissional CISAVE.

Na iniciativa realizada ontem, nas instalações daquela Escola, no edifício do Estádio D. Afonso Henriques, Paulo Lopes Silva enalteceu esta parceria "para a melhoria das competências e partilha de sinergias", saudando a capacidade de união das duas instituições "para ir ao encontro da valorização e da capacitação dos recursos humanos, mais ligados à actividade turística, de hotelaria e restauração, sector que tanto necessita dessas competências". "Só com formação poderemos estar aptos a dar a resposta que o tecido empresarial precisa de oferecer perante o crescimento da procura turística que o nosso território tem", continuou, explicando que o sector está a retomar os indicadores registados no período que antecedeu a pandemia da covid-19.

"Felizmente, ao fim de dois anos, estamos de volta aos melhores anos do turismo. Os números apontam que estamos próximos de 2019 ao nível da afluência de visitantes, mas em termos de volume de facturação e de trabalho de cada uma das empresas destes sectores, estamos acima dos números de 2019", afirmou.

Na sua intervenção, o Director Geral da Escola Profissional CISAVE indicou que a instituição "está a implementar uma nova estratégia que passa pela CISAVE ser encarada uma marca de valor, uma plataforma colaborativa, um espaço em que se reúnam vontades e que colocam e se vençam desafios, nomeadamente o desafia da capacitação dos recursos humanos e da competitividade das empresas". "Além da oferta formativa existente para os jovens - quer através dos cursos profissionais, de educação e formação, do Ministério da Educação ou através dos cursos de aprendizagem do IEFP - , a CISAVE tem vindo a qualificar os adultos, no âmbito da parceria que tem com o Instituto de Formação da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, que realizou nos últimos nove meses cerca de 80 acções de formação, envolvendo 1500 formandos, em Guimarães", frisou Laurentino Ferreira, explicando a ligação a mais de uma centena de empresas, muitas delas do sector de hotelaria, restauração e similares, com acções de formação com o objectivo de "apoiar as micro, pequenas e médias empresas a atingirem padrões de desempenho mais competitivos a partir de uma base fundada na formação especializada". "Participamos na criação de um ambiente mais propício ao desenvolvimento e progresso da nossa economia através do reconhecimento e capacitação de empresas e das pessoas", assinalou.

Na ocasião, o dirigente da Associação Vimaranense de Hotelaria, José Diogo Silva, realçou que a instituição está empenhada no fortalecimento da "ligação com as associações, as empresas e com as pessoas, porque acreditamos que juntos somos mais fortes". "O nosso sentido é caminhar para a melhoria da qualidade de quem presta serviços, das competências de quem trabalha, contribuindo assim também para a melhoria do padrão de vida de quem aqui vive e de quem visita Guimarães", disse o dirigente, acrescentando: "seremos uma associação activa e pró-activa na defesa dos interesses de todos os vimaranenses".

A cerimónia contou com a actuação do jovem violinista vimaranense João Rodrigues.

quarta, 06 julho 2022 13:21 em Educação

Marcações: turismo, Escola Profissional CISAVE, AVH

Imprimir