Projecto inovador ajuda a estimular alunos do Agrupamento de Abação

Um projecto de inovação social está a fazer a diferença nos tempos livres de dezenas de alunos do Agrupamento de Escolas de Abação.

Desde que terminaram as actividades lectivas, os alunos selecionados pelos serviços sociais e de apoio psicológico daquele estabelecimento de ensino tem vindo a participar em diversas actividades lúdicas e educativas, numa iniciativa que conta com o apoio de junta de freguesia daquela área do Concelho e de muitas outras instituições dispostas a colaborar naquele desígnio inclusivo.

"Tem sido uma oportunidade para os alunos que precisam de reforçar os seus contactos sociais e de obterem experiências e aprendizagens extracurriculares", observou o Director do Agrupamento, explicando que o processo de identificação dos alunos decorreu ao longo do ano lectivo. "São 29 alunos do 2º e 3º ciclos que estão na escola, a participar nesta pausa criativa, à qual se juntam os alunos do centro de apoio à aprendizagem, no que designamos pausa de inclusão", acrescentou Firmino Lopes, ao destacar o entusiasmo com que os estudantes participam nas iniciativas artísticas, desportivas e culturais, nos jogos tradicionais, nas oficinas de barro, no aeromodelismo, na culinária, na jardinagem, nas técnicas de relaxamento ou de ioga.

O responsável realçou a parceria estabelecida com a Casa da Juventude de Guimarães, ao mostrar satisfação pela transformação que esta iniciativa opera nos 35 alunos participantes. "Eles são os alunos que precisam de atenção especial, são os que mais sofrem com as desigualdades sociais", observou, indicando que a missão da escola é a de criar espaços de aprendizagem diversos. "Estas crianças têm de ser estimuladas para que estejam no mesmo patamar de oportunidades", explicou, ao justificar que o projecto "fomenta uma política de equidade". "Este é o modelo de escola que mais agrada aos alunos, porque assim aprendem com liberdade e ganham a confiança necessária para o seu desempenho futuro", concluiu, frisando que a iniciativa terminará amanhã.

Marcações: Agrupamento de Abação

Imprimir Email