Vários autarcas de Guimarães distinguidos pela «dedicação» após conclusão de acção de formação

Vários autarcas de Guimarães concluíram uma acção de formação de curta duração sobre “Comunicação interpessoal e institucional”, do Instituto de Formação dos Países de Língua Oficial Portuguesa.

No passado sábado, os autarcas e eleitos de diferentes Juntas de Freguesia do concelho de Guimarães, nomeadamente Brito, Barco, Balazar, Caldas das Taipas, Candoso S. Tiago, Fermentões, Infantas, Selho S. Jorge, Gondar, Nespereira, Mascotelos e Pinheiro, receberam os respectivos certificados numa cerimónia que contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Guimarães. Domingos Bragança destacou a importância da contínua aposta na formação para a valorização pessoal e para o aperfeiçoamento das competências relacionadas com a prestação do serviço público, num tempo tão exigente em que "a educação, a cultura e a ciência são os pilares fundamentais para coesão social e territorial e para o desenvolvimento ambientalmente sustentável". Por isso, enalteceu a dedicação dos eleitores que participaram nas acções de formação.

O Presidente do Instituto de Formação dos Países de Língua Oficial Portuguesa, Laurentino Ferreira, sublinhou a missão da Instituição, estando ao serviço da formação, capacitando e qualificando os activos empregados e desempregados para enriquecer o mercado de trabalho e aumentar os níveis de produtividade, nomeadamente no tecido empresarial de Guimarães".

Concluída a entrega dos certificados, decorreu um almoço na freguesia de Pinheiro, organizado pelos adultos que estão a frequentar uma outra formação daquele Instituto, na área de Hotelaria e Restauração. Esta turma tem concluído diversos módulos de cozinha e restauração/bar sob a orientação do formador e chef Adão Silva, num projecto que decorre em parceria com a Junta de Freguesia de Pinheiro, utilizando as instalações da cozinha pertencente à Fábrica da Igreja Paroquial.

Na oportunidade, o Presidente da Câmara lançou um desafio aos autarcas para que este exemplo de qualificação de activos possa ser alargado a outras freguesias do Concelho, rentabilizando sinergias e contribuindo para o enriquecimento dos conhecimentos da população ligados à gastronomia. "Existem muitos equipamentos no concelho onde as formações relacionadas com a cozinha e a restauração podem ser desenvolvidas, podendo as diferentes freguesias vir até a participar numa espécie de concurso gastronómico. É um desafio que lanço", sublinhou o Presidente da Câmara.

O Instituto de Formação dos Países de Língua Oficial Portuguesa tem contribuído para a qualificação e valorização das competências dos adultos, com uma vasta oferta de acções de formação. Este ano, cerca de 700 formandos já foram certificados na sequência da participação e conclusão com sucesso de diversas Unidades de Formação de Curta Duração (UFCD). Até final do mês de abril, foram cerca de 50 as acções de formação implementadas, a maioria no concelho de Guimarães, que compreenderam áreas de formação como Hotelaria/Restauração, Comércio, Turismo e Lazer, Gestão e Administração e Segurança e Higiene no Trabalho.

 

segunda, 09 maio 2022 10:54 em Educação

Marcações: Instituto de Formação dos Países de Língua Oficial Portuguesa, Junta de Freguesia de Pinheiro

Imprimir