PSD diz que empresa AMF não consegue construir em Guimarães para investir 10M€

A empresa vimaranense AMF não consegue encontrar terreno para construir uma unidade industrial e procura alternativa fora do Concelho. A notícia é avançada pelo jornal Negócios esta sexta-feira e mereceu um comunicado da Comissão Política Concelhia do PSD de Guimarães.

De acordo com a notícia, a AMF estará a procurar terreno em Vila do Conde para concretizar um projecto de investimento dada a alegada dificuldade “de poder crescer em Guimarães”, devido à “escassez de terrenos industriais”.A empresa pretendia investir na freguesia de Urgezes onde comprou terreno em área de reserva agrícola que necessidade de alteração para área industrial num processo que aguarda por decisão de entidade nacional.
Para o Presidente do PSD de Guimarães, Ricardo Araújo este é mais “um exemplo do insucesso da política económica do Município de Guimarães".
"Infelizmente andamos há muito anos a alertar para a perda de atractividade do nosso
Concelho, que em grande medida se deve à ausência de actuação da Câmara em criar condições para atrair investimento e apoiar as empresas locais a expandirem os seus negócios“.
Ricardo Araújo lembra as sucessivas “críticas à Câmara e ao PS por não criarem parques industriais e zonas específicas para implantação e expansão das empresas e infelizmente o resultado é este, perda de investimento e perda de postos de trabalho”.

No comunicado, o PSD de Guimarães lembra que "tem batalhado pela criação de uma agência de Investimento em Guimarães e elaboração de um Plano estratégico para o desenvolvimento económico de Guimarães". O PSD entende, que o Município "pode e deve ter um papel importante, activo na transição e promoção do desenvolvimento económico de Guimarães. Por isso importa criar instrumentos e equipas qualificadas dedicadas ao apoio aos empresários locais, à captação de investimento directo estrangeiro, à diplomacia económica, à promoção do empreendedorismo, a promover a cooperação entre a Universidade e as empresas, à atracção e fixação de talento jovem".
Para Ricardo Araújo a “Câmara de Guimarães há muito que devia ter requalificado os nossos parques industriais e investido na criação de novas zonas de implantação industrial, com boa acessibilidade”.
“Este objectivo é prioritário e decisivo para atrairmos empresas, criarmos condições para a expansão das que já estão cá localizadas, criarmos novos postos de trabalho, qualificados, que permitam aumentar o salário médio dos vimaranenses e melhorar a sua qualidade de vida”, conclui.

Contactado pelo Grupo Santiago, o Município diz estar a analisar a situação.


Marcações: AMF

Imprimir Email