Trabalhadores da Amtrol-Alfa vão realizar um protesto por melhores salários

Trabalhadores da  Amtrol-Alfa Metalomecânica SA, em Brito, vão realizar esta sexta-feira uma acção de protesto e de luta por melhores salários, a partir das 14 horas. Segundo uma nota da Comissão de Trabalhadores, a acção será levada a cabo por cerca de 250 a 300 trabalhadores da empresa. 

A mesma nota indica que o protesto incide sobre o "facto de a empresa não aceitar nem disponibilizar para negociar as propostas reivindicativas de 2023", pelas políticas adoptadas pela empresa nos últimos cinco anos, que aposta na desvalorização de categorias profissionais e dos salários de grau superior e de não aceitar que a "empresa promova e alinhe na estratégia da uma aproximação do salário mínimo nacional (SMN) aos restantes salários, criando o salário único na classe operária".

Por último, a Comissão de trabalhadores reivindica que o "Governo tome medidas no sentido de promover a contratação colectiva e que imponha actualizações dignas nas tabelas salariais em todos os graus". "O governo errou ao aprovar uma lei que promove a caducidade da contratação colectiva conforme se verifica. Basta analisar os CCT que desde de 2012 tem vindo a caducar. O governo deu poderes às entidades patronais para impor tudo que lhes apetece, caso contrário, os CCT caducam e assim ficam sempre a ganhar. Tiraram poder de negociação aos representantes dos trabalhadores", aponta a Comissão. 

Nesse sentido, a Comissão de Trabalhadores apresenta uma proposta. "Caso as entidades representativas dos trabalhadores e das empresas não consigam chegar a um acordo, o Governo deve impor que se mantenha o contrato colectivo antigo e impor que sejam actualizadas todos os anos as tabelas salariais conforme o aumento aplicado ao SMN. Só assim as entidades patronais negoceiam, caso contrário, nunca negoceiam. Para concluir, achamos que esta empresa e todas as outras têm um propósito estratégico de criar um salário único para classe operária. E se é para criar um salário único em Portugal, deve incluir todos os trabalhadores e não só a classe operária, como por exemplo, incluir os administradores, gerentes, engenheiros, chefes e operários e assim encontrar o meio termo para todos, assim seria mais justo", defende.

quarta, 15 fevereiro 2023 17:13 em Economia

Marcações: Amtrol Alfa Metalomecânica

Imprimir