«Minho gastronómico» promove em Guimarães carnes e caldos

Carnes e caldos é o tema da iniciativa «Minho gastronómico» que vai realizar-se em Guimarães de 4 a 6 de Novembro.

O evento que vai decorrer sob o lema «Experimentar com a alma, provar com o coração», é promovido pelo Prover/Consórcio Minho IN, sendo co-financiado pelo Norte 2020, englobando os 24 municípios da região do Minho através das Comunidades Intermunicipais do Alto Minho, Cávado e Ave.
O «Minho Gastronómico» teve início em Viana do Castelo, no início deste mês, com os pratos de doces, passando por Braga, no fim-de-semana passado, dedicado ao peixe e vai terminar em Guimarães.
Na apresentação do evento esta segunda-feira, Marta Coutada, da CIM do Ave, falou de uma iniciativa que visa "promover os recursos endógenos do Minho".
O vereador da Cultura da Câmara de Guimarães, Paulo Lopes Silva, considera que faz sentido unir o Minho para promover a sua gastronomia e, por essa via, o turismo da região.

O Minho Gastronómico regista uma adesão de 18 restaurantes vimaranenses e inclui um diverso programa de animação que vai decorrer no Instituto de Design, na zona de Couros, nomeadamente showcookings e degustação, fogueira da memória, e tasquinhas, residências gastronómicas, apresentações, jantares sensoriais, workshops, mercadinho biológico, visitas às Hortas Pedagógicas. Paralelamente, decorrerão concertos com música ao vivo, animação com Dj’s e jogos e animação para crianças. O programa terá ainda a zona de palestras que vai ser ocupada por um ciclo de conversas relacionadas com vários temas, desde a alimentação saudável, sustentabilidade e produtos endógenos.


segunda, 24 outubro 2022 14:14 em Economia

Marcações: Minho gastronómico, Consórcio Minho IN

Imprimir