Acordo com V Sports garante várias vantagens ao Vitória



O interesse do fundo V Sports, detentor do Aston Villa, de Inglaterra, em entrar no capital social da SAD do Vitória remonta a 2021. Aliás, as primeiras notícias sobre negociações entre as duas partes foram publicadas precisamente nessa altura.

De acordo com as informações agora conhecidas, o fundo V Sports desistiu de avançar com os contactos preliminares logo em Maio de 2021, tendo retomado as conversações no Verão de 2022, com a Direção de António Miguel Cardoso como nova interlocutora. A parceria agora anunciada começou a ter contornos definidos na segunda semana deste mês.

Se a operação for validada pelos sócios em Assembleia Geral, o Vitória irá manter-se como acionista maioritário da SAD, uma vez que apenas 3,16% do capital social está disperso por pequenos acionistas. Contudo, o Conselho de Administração sofrerá mudanças substanciais, uma vez que passará a ser composto por três administradores da Vitória Sport Clube, Futebol SAD e dois afetos ao fundo V Sports.

No acordo agora estabelecido, o futuro parceiro da SAD disponibiliza-se a suportar o investimento de dois milhões de euros em infraestruturas, a aplicar em dois anos, além de viabilizar uma linha de crédito até 20 milhões de euros para investimentos no futebol, com juro de 5,5%, sem comissionamentos.

No processo de compra do capital social que estava nas mãos da empresa Mário Andrade Ferreira, Sociedade de Investimentos, o Vitória comprometeu-se a pagar 6,5 milhões de euros por 56,84% das ações. Agora, irá arrecadar 5,5 milhões por 46% das ações da SAD, o que representa uma valorização de 4,55%. Com este negócio, o Vitória pretende liquidar, por completo, a dívida à MAF, uma vez que o pagamento das ações processava-se por fases.

Detentor de uma fortuna avaliada em 7,3 mil milhões de euros, o empresário Nassef Sawiris, patrão da V Sports S.C.S., ocupa o lugar 326 no ranking dos mais ricos do mundo. Juntamente com Wes Edens, do Fortress Investment Group, comprou o Aston Villa, da Premier League.

O egípcio esteve em Guimarães para ultimar pormenores da parceria com o Vitória e assistiu ao jogo com o Chaves, disputado no Estádio D. Afonso Henriques a 30 de Janeiro.


Marcações: Vitória Sport Clube, V Sports, Aston Villa

Imprimir Email