Campo de Jogos do Parque de Lazer do Selho inaugurado este domingo



A cerimónia de inauguração do relvado do campo de jogos do Parque de Lazer do Selho realizou-se este domingo. A estrutura desportiva está integrada no Parque e deverá servir toda a comunidade da área geográfica, concretamente de Selho, São Cristóvão e Selho, São Jorge, assim como das das freguesias vizinhas.

Domingos Bragança, Presidente da Câmara, na sua intervenção, frisou precisamente a partilha da infraestrutura. “Fico sempre satisfeito quando vejo que o investimento realizado altera substancialmente a qualidade das infraestruturas para a prática desportiva. Este é o resultado de um trabalho de várias instituições e pessoas, pois só em colaboração, e com objetivos comuns, é que é possível atingir bons resultados. Quando estamos convergentes no resultado a atingir, encontramos sempre soluções”, disse o Edil. O Presidente da Câmara lembrou que, apesar da gestão do campo de jogos estar a cargo da Junta de Freguesia e do Grupo Desportivo São Cristóvão, a infraestrutura deve ser utilizada na sua máxima capacidade, aludindo ao facto de ser, nos dias de hoje, a partilha de instalações uma das formas de gestão sustentável que permite a optimização dos recursos.

Domingos Bragança lembrou que Guimarães é um concelho que é referência nacional na promoção da prática desportiva, formal e informal, e apresenta-se como um território alinhado com o que de melhor se faz na Europa a esse nível. “O próximo passo a dar-se no concelho é que o desporto seja uma prática inclusiva, que aposte na não discriminação de género, colocando ênfase no desporto feminino. É esse objetivo, que dispõe de apoios europeus e nacionais, que nos propomos alcançar em Guimarães. Não só ao nível do género, mas também das idades. Quero que este Parque possa ser usado, diariamente, para a prática desportiva e para o exercício físico, por todas e todos”, concluiu.

Por seu turno, Marta Gonçalves, Presidente da Junta de Freguesia, agradeceu a todos os que tornaram possível “um sonho tornado realidade”, e prometeu continuar a trabalhar para que, no futuro, o campo de jogos possa beneficiar de uma bancada. A autarca lembrou alguns nomes importantes na história do Grupo Desportivo São Cristóvão e prestou homenagem pública a Alfredo Teixeira, por todo o apoio dado à instituição. O mesmo sentimento de satisfação foi manifestado pelo presidente do Grupo Desportivo São Cristóvão, Rui Machado, que fez questão de agradecer a todos os que contribuíram para a realização da obra. Os presidente e vice-presidente de duas instituições centenárias, a Associação de Futebol de Braga e o Vitória Sport Clube, Manuel Machado e Nuno Leite, felicitaram a Câmara Municipal, a Junta de Freguesia e o Grupo Desportivo São Cristóvão pela qualidade da obra realizada, e realçaram a importância do momento para o desporto no concelho de Guimarães.

O novo campo de jogos do Parque de Lazer de Selho São Cristóvão foi benzido pelo Padre Samuel, Arcipreste de Guimarães e Vizela, numa cerimónia abrilhantada pela participação artística de Carlos Guimarães e João Lopes, da Sociedade Musical de Pevidém.


domingo, 04 dezembro 2022 18:18 em Desporto

Imprimir