Projecto piloto “A.LINHO” junta tradição à actividade física

A Tempo Livre e a Câmara Municipal de Guimarães vão levar a cabo o programa piloto “A.LINHO”.  Trata-se de um programa piloto a implementar na cidade de Guimarães, que terá a tradição do Linho como base para o desenvolvimento de acções que promovam a prática da actividade física, considerando o cultivo e exploração do linho é uma das mais antigas manifestações culturais de Guimarães e integra o património cultural imaterial do concelho.

A referência para a criação do Programa Piloto é o Ciclo de Linho, inspirado nas diferentes tarefas associadas a esta actividade agrícola, através de rotinas e exercícios que promovam a actividade física, preservando a memória das tradições rurais vimaranenses.

Primeiro passo deste um projecto europeu - SPACHE, no qual a Tempo Livre é a entidade liderante, tendo parceiros de oito países europeus, foi dado hoje no Parque de Lazer da Corredoura.

"Entendemos que Guimarães tinha todas as condições para aderir a este projecto, porque tem um património edificado de grande valor e também porque tem um património cultural e imaterial de riquíssimo valor, tal como é a tradição do linho. Juntamos esta tradição com grande exigência física, juntando as várias fases da produção do linho, transportando-a para uma série de exercícios físicos que estamos a colocar em prática com as escolas. Queremos que no final do ano e meio, este projecto resulte num manual de boas práticas que possa ser implementado não só em Guimarães, mas um contributo para a Europa de forma a disseminar o gosto pela actividade física, explicou Amadeu Portilha, presidente da Tempo Livre, na apresentação do projecto.

O conceito de elaboração das diferentes actividades assenta precisamente na inspiração nas tarefas do Ciclo de Linho, na realização de jogos, sessões de actividade física e circuitos de treino no ginásio. 

O projecto reparte-se em três acções principais com diferentes públicos alvo. O A.Linho na Escola, destinado aos jovens em idade escolar, o A.Linho na Vida Feliz para um público sénior e o A.Linho no Ginásio para a população adulta em idade activa.

O Vereador do Desporto, Nelson Felgueiras, acredita que este projecto será uma mais valia para a Guimarães. "É um instrumento importante para a prática da actividade física. Projecto criativos e diferenciados, que desafiam as pessoas são uma mais valia. Este projecto preenche esse requisito", disse. 

quarta, 23 fevereiro 2022 11:00 em Desporto

Marcações: Desporto, Tempo Livre, A.LINHO

Imprimir