Investigadora da UM faz importante descoberta sobre cancro

Uma docente da Universidade do Minho descobriu uma molécula-chave que pode ser fundamental para o tratamento de doenças como o cancro. Uma investigadora da Universidade do Minho coordenou um estudo que descobriu uma molécula-chave que "abre novas perspectivas" no tratamento de doenças como Parkinson, Alzheimer, hipertensão hereditária e cancro.
O estudo foi dirigido por Sandra Paiva, docente da Universidade do Minho tendo sido publicado na edição deste na revista científica "Journal of Cell Biology".
A referida investigação foi premiada no "2011 Nature Cell Biology Poster Prize Winners", na Croácia.
Sandra Paiva, da Escola de Ciências da Universidade do Minho, registada com agrado que "este estudo abre novas perspectivas no tratamento destas e de outras doenças”.
Aquela docente explicou que na essência o estudo aponta no sentido de que “as células produzem proteínas responsáveis pela entrada dos nutrientes disponíveis ou preferidos, destruindo as proteínas que não são necessárias”.
O referido estudo permitiu a descoberta de uma molécula-chave envolvida no processo de destruição de proteínas na célula.
"Quando a molécula recebe informação da presença de determinado nutriente, destrói então os transportadores indesejáveis", acrescentou Sandra Paiva.
Os resultados deste estudo representam "um grande avanço" na compreensão dos mecanismos de degradação de proteínas, salientou a investigadora da Universidade do Minho.

Marcações: Educação

Imprimir Email