Sociedade Martins Sarmento comemora sábado 141 anos de existência

A Sociedade Martins Sarmento promove, este sábado, a comemoração dos seus 141 anos de existência, numa iniciativa marcada para as 16h30, no Salão Nobre da Instituição.

Do programa da sessão consta uma conferência proferida pelo Professor José Manuel Lopes Cordeiro, intitulada “Foi a independência do Brasil uma consequência da revolução de 1820?” e a apresentação do retrato do Conselheiro João Baptista Felgueiras, da autoria de A. Roquemont, que recentemente foi objecto de restauro.

João Baptista Felgueiras nasceu a 6 de abril de 1787, na Quinta de Cedofeita, na freguesia de S. Miguel do Castelo, em Guimarães. Frequentou a Universidade de Coimbra, onde se licenciou em Direito em 1809.

Iniciou a sua carreira como juiz de fora em Celorico da Beira e Lamego, desempenhando, mais tarde, as funções de Desembargador do Tribunal da Relação do Porto. Em 1821 foi deputado às Cortes Constituintes, tendo sido eleito, por aclamação, para desempenhar funções de secretário.
As suas posições liberais, não favoreceram a sua carreira durante o período miguelista. Com a vitória liberal, foi nomeado, em 1833, Procurador-Geral da Coroa e Conselheiro do Supremo Tribunal de Justiça.

Faleceu em Lisboa, em 13 de Março de 1848.


Marcações: Sociedade Martins Sarmento, 141 anos

Imprimir Email