Vida e obra de Catarina de Lencastre, poetisa vimaranense do século XVIII, em destaque na Sociedade Martins Sarmento

A Sociedade Martins Sarmento acolhe este sábado uma conferência intitulada “À descoberta de uma poetisa do século XVIII”, proferida por Maria Luísa Malato Borralho, da Faculdade de Letras da Universidade do Porto. A iniciativa está marcada para as 16h30, no Salão Nobre da SMS.

Para além da conferência – centrada na vida e na obra da poetisa vimaranense do século XVIII, Catarina de Lencastre – serão apresentadas músicas da época, pela Sociedade Musical de Guimarães, bem como poemas declamados por jovens de Chapada dos Guimarães. Este evento contará com a participação do Prefeito de Chapada dos Guimarães, Osmar Froner.

Notas biográficas de Catarina de Lencastre

Catarina de Lencastre (29-09-1749 | 04-01-1824) nasceu em Guimarães, filha dos Senhores da Casa de Vila Pouca, uma família com grande prestígio político e ligação à cultura, onde acedeu a uma educação cuidadosa.
Casou por procuração em 1767, com Luís Pinto de Sousa Coutinho (1735-1804), que virá a ser o 1º Visconde de Balsemão. Este, no início da sua carreira política, é nomeado governador de Mato Grosso, cargo que ocupa de 1769 a 1772. Terá sido por influência de Luís Pinto de Sousa Coutinho, durante a sua estadia em Mato Grosso, que o Município de Santana de Chapada passou a chamar-se Santana de Chapada dos Guimarães.
Em 1774 a família parte para Inglaterra, onde Luís Pereira vai ocupar o cargo de embaixador. O primeiro filho do casal nasce durante a viagem. Entre 1774 e 1775, Catarina toma a resolução de não aparecer em público durante um ano: pretende aprender inglês, francês e italiano e só depois abre a sua casa aos políticos e intelectuais com que a família se relacionava. Regressa a Portugal após onze anos de permanência em Londres.
Faleceu aos 75 anos de idade recitando para o seu confessor um soneto da sua autoria. ­­­­A sua obra poética, reconhecida por vários contemporâneos é pouco conhecida, tendo sido nos últimos anos objeto de investigação.

terça, 18 outubro 2022 08:58 em Cultura

Marcações: Sociedade Martins Sarmento, Catarina de Lencastre, Chapada dos Guimarães

Imprimir