Círculo de Arte e Recreio entrou na "grande família" UNESCO

O Círculo de Arte e Recreio (CAR) assinou esta tarde o protocolo de cooperação para a integração na Rede de Centros e Clubes UNESCO.

Nesta sexta-feira, em que se celebra o Dia Mundial da Juventude, a Instituição entrou na "grande família UNESCO", numa parceria que "reconhece o trabalho que tem sido desenvolvido e constitui um voto de confiança nas acções futuras", assinalou a responsável pela rede portuguesa de Centros e Clubes UNESCO.

Anna-Paula Ormeche realçou que as entidades que integram esta rede "acreditam nos ideais da UNESCO e desejam apoiar a organização na sua missão", apoiando os valores do humanismo, favorecendo a compreensão internacional e o diálogo entre os povos.

"É uma rede que vem da sociedade civil, que trabalha para a sociedade civil e é uma rede com responsabilidades acrescidas porque esperamos muito dos clubes UNESCO", afirmou, vincando o papel dos clubes neste momento da história mundial. "Mais do que nunca as sementes da paz, a cultura da paz tem uma importância acrescida", frisou, ao observar: "estamos aqui para acompanhar, para ouvir o que têm a dizer e para vos apoiar", dando as boas-vindas ao CAR pela entrada na "grande família" UNESCO.

«Cultur' Agra» é a designação do Clube UNESCO do Círculo de Arte e Recreio. A Presidente do CAR fez questão de sustentar que a candidatura surge no seguimento da "Orquestra das Onze", "um projecto com valores UNESCO porque "é aberto e gratuito para a comunidade e pretende incluir públicos vulneráveis na percussão''. "Este clube surge nesse contexto", explicou Filipa Pereira, ao sublinhar a importância do legado do CAR para a validação da candidatura.

A cerimónia contou com a presença do Vereador da Cultura da Câmara de Guimarães. Paulo Lopes Silva destacou a dimensão cultural deste projecto, enaltecendo que corresponde aos valores da UNESCO que o Município tem assumido com um compromisso. "É um trabalho na perspectiva do envolvimento da juventude, o que permite o rejuvenescimento de estruturas no território. Além do legado que tem de ser respeitado, têm também que continuar envolvendo as novas gerações", assinalou.

 

Marcações: UNESCO, Círculo de Arte e Recreio, Rede de Centros e Clubes UNESCO

Imprimir Email