Isabel Fernandes reconduzida para dirigir Paço dos Duques de Bragança, Castelo de Guimarães e Museu de Alberto Sampaio

Isabel Fernandes vai continuar na direcção do Paço dos Duques de Bragança, Castelo de Guimarães, Igreja de São Miguel do Castelo e Museu de Alberto Sampaio.

O despacho de nomeação, assinado pela Directora Regional de Cultura Norte, Laura Castro, foi publicado esta sexta-feira em Diário da República, na sequência de procedimento concursal. A comissão de serviço tem a duração de três anos.

De acordo com a nota curricular publicada com o despacho de nomeação, Isabel Maria Fernandes licenciou-se em História, na Faculdade de Letras da Universidade do Porto (1981). Possui o Curso de Conservador de Museu (Lisboa, 1983). Doutorou-se em Idade Contemporânea no Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho (2013).

Foi Conservadora do Museu de Olaria entre 1983 e 1995; diretora do Museu de Alberto Sampaio, entre 1999 e 2010; técnica superior no Museu de Alberto Sampaio/Paço dos Duques, entre 2012 e 2014. É desde 2014 Diretora do Museu de Alberto Sampaio, Paço dos Duques de Bragança e Castelo de Guimarães.

Tem-se dedicado ao estudo da cerâmica portuguesa, procurando também dar o seu contributo para a reflexão sobre temáticas relacionadas com a gastronomia histórica, os Museus e o estudo e inventariação do património móvel. Tem escrito principalmente sobre cerâmica portuguesa, mas também sobre gastronomia histórica e algumas temáticas relacionadas com a museologia.

Integra a unidade de investigação Lab2PT (Universidade do Minho) e o laboratório associado IN2PAST.

É Vice-Presidente do ICOM Portugal.

sexta, 29 julho 2022 14:25 em Cultura

Marcações: Museu de Alberto Sampaio, Paço dos Duques de Bragança , Castelo de Guimarães, Direcção Regional de Cultura do Norte, Isabel Fernandes

Imprimir