Maria, um «Anjo» no Centro Histórico de Guimarães

É a estátua viva do Anjo Gabriel e enche o imaginário de quem passa nas ruas e praças do Centro Histórico de Guimarães. Mas, quem é que veste a pele do mensageiro de Deus?
Debaixo da indumentária branca está a vimaranense Maria Teixeira, de 52 anos, residente em Gominhães. "Considero-me um anjo. Gosto deste papel e de estar aqui, a colorir a minha cidade", afirmou, num breve intervalo do seu desempenho como estátua humana na Praça da Oliveira.

"Sou uma mulher forte, guerreira, uma mulher de armas, sou capaz de tudo... Já fui lojista, trabalhei em calçado e gostava muito de ser atriz... Assim, desta forma, acho que já estou a conseguir", comentou, fazendo um balanço aos três meses de vida desta nova personagem que criou, dado que também ela, em certos dias, sobretudo ao fim-de-semana, é a «Juca, a palhaça». "A Juca nasceu há cerca de cinco anos, o anjo Gabriel é mais novo, ainda tem meses", expressou, sorridente.

Devido às limitações causadas pela doença osteoarticular degenerativa com discopatia da hérnia discal, Maria Teixeira teve de encontrar uma forma de "ganhar a vida" porque "é jovem para a reforma". "Sou forte, vou à luta, não ando a pedir e só vem ter comigo quem quer e só dá quem quer e o que quer", fez questão de vincar, acrescentando: "sou mulher de coragem e estou aqui para dar cor à praça e para dizer que nem tudo é mau, está aqui um Anjo para receber toda a gente, com o afecto caloroso".

 

terça, 14 junho 2022 19:10 em Cultura

Marcações: Centro Histórico, estátua viva, Anjo Gabriel

Imprimir