"Novo" ExcentriCidade vai reabrir portas à comunidade

Após dois anos de interrupção devido à pandemia, o projecto ExcentriCidade está de regresso com novas dinâmicas de actuação.

No Centro Pastoral de Moreira de Cónegos, o vereador da Cultura, Paulo Lopes Silva, referiu esta terça-feira que o Município de Guimarães pretende implementar uma "nova dinâmica" no projecto ExcentriCidade, no âmbito de parcerias estabelecidas com Juntas de Freguesia e Redes de Parceiros Locais do território vimaranense. "É nesta rede de parceiros que temos sido capazes de levar cultura a vários pontos do concelho", disse.

O vereador da cultura recordou que durante a pandemia, o sítio da internet «Em Guimarães» permitiu aos artistas e técnicos culturais "trabalhar e manter a actividade cultural" e ainda aproveitar para fazer uma "reflexão". "Sentimos a necessidade de ir mais longe e prescindir da regularidade, mas não da quantidade e da qualidade", desvendou.

Esta iniciativa pretende cimentar novas centralidades de consumo cultural, a criação de residências artísticas, promovendo o carácter multidisciplinar das diferentes expressões artísticas, almejando o desenvolvimento do ser humano através da cultura e de programação cultural marcadamente contemporânea, num trabalho com a comunidade. "É uma oportunidade para trazer artistas que estão no território e abrir o espetáculo à comunidade", referiu.

Até ao momento estão definidas quatro residências, mas Paulo Lopes Silva adianta que" mais se juntarão a estas" e vai ainda continuar com um cartaz regular que será ainda definido.

O projecto ExcentriCidade nasceu em 2015 e já contou com mais de 500 espetáculos, divididos por palcos em Ronfe, Moreira de Cónegos, Brito, S. Torcato, Selho S. Jorge, Barco, Caldelas e Briteiros S. Salvador e Briteiros S. Leocádia.

 

terça, 26 abril 2022 16:55 em Cultura

Marcações: Cultura, excentricidade

Imprimir