Grupo Regional Folclórico e Agrícola de Pevidém comemora 75 anos ao serviço da cultura

O Grupo Regional Folclórico e Agrícola de Pevidém comemora esta segunda-feira 75 anos.

Devido à pandemia não foi possível organizar os festejos que a data merece, sendo realizada uma festa que reúne apenas os elementos do Grupo, na sua sede.

O grupo foi criado com o objetivo de divulgar as danças, as canções, os trajos, as músicas e os instrumentos musicais e de despertar o respeito e a valorização por essas variadas manifestações típicas da cultura de um povo. 

O Grupo Folclórico foi fundado oficialmente em 25 de Abril de 1947, registado e aprovado pelo então Governador Civil do Distrito de Braga. Na mesma data, foram concedidos ao Grupo Regional Folclórico e Agrícola de Pevidém (GRFAPG), estatutos que constam de onze capítulos e vinte e sete artigos.

Criado oficialmente por escritura, que foi lavrada e assinada no Cartório Notarial de Guimarães e publicado no Diário da República de 20 de Maio do ano acima referido. O GRFAPG, havia nascido alguns anos antes, como festada, por força forte e rica tradição folclórica do povo da sua terra, em que os responsáveis pelo Grupo, pesquisaram as Danças, Cantares e Trajes de outras tradições de épocas situadas entre o séc. XVIII e XIX. 

O GRFAPG é sócio fundador da Federação do Folclore Português (janeiro de 1979), filiado no Inatel e sócio fundador da Associação de Folclore e Etnografia de Guimarães (março de 2001), dos quais tem beneficiado de ajuda técnica para seguir no folclore o caminho da verdadeira autenticidade possível. Tem ainda este Grupo o estatuto de Utilidade Pública.

Já efectuou centenas de atuações Folclóricas em Festas, Cortejos, Arraiais e Romarias, não só em Portugal e nas ilhas “Madeira e Açores”, como nomeadamente em França, Suíça e Alemanha. Representou Portugal em Espanha no "Festival Mundial das Astúrias", Possuí cassetes, CDs e DVDs gravados. Dos concursos que concorreu, Festas do Traje de Barcelos, Porto e Lisboa, conquistou os primeiros prémios e nos restantes, várias medalhas e troféus. Em 1997 foi agraciado com medalha honorífica em prata pela Câmara Municipal de Guimarães.

Vestindo e tocando, como faziam na sua região as gentes do passado, na defesa do património cultural do povo, de uma região Baixo Minho-Ave, o Grupo é composto por cerca de 50 elementos, sendo o mais antigo do Concelho de Guimarães.

Foto: Facebook do GRFAPG

segunda, 25 abril 2022 09:19 em Cultura

Marcações: Grupo Regional Folclórico e Agrícola de Pevidém

Imprimir