Bairro C: Preservação da memória da indústria e reabilitação de espaços por artistas vimaranenses



A Câmara Municipal de Guimarães lançou o desafio para a intervenção artística no território, no âmbito do concurso de Arte Pública/Arte Urbana e Arquitectura. Daí resultam as obras pelas mãos de artistas vimaranenses.

No Jardim da Fraterna é possível apreciar o projecto «A nuvem», da autoria de Miguel Trigo e Luís Filipe Correia, e no jardim em frente ao recinto da Feira Municipal está patente a exposição «Bater, moer, esticar e amaciar», da autoria de Luís Canário Rocha e Rolando Ferreira, a partir de uma antiga máquina de moer casca de carvalho que reflecte a história do movimento fabril.
O Vereador da Cultura, Paulo Lopes Silva, realçou a resposta ao desafio para a reinterpretação do território no âmbito do programa do Bairro C, proporcionando a reabilitação de novos espaços para a realização de eventos. Em plena zona de Couros – para onde se pretende alargar a classificação do Património Histórico da Humanidade – Paulo Lopes Silva evidenciou a reflexão em curso para “aproximar as pessoas aos novos espaços físicos”, através de ações que contemplam “múltiplas leituras” envolvendo os artistas locais, as instituições e os moradores que coabitam neste espaço no seu dia-a-dia.
As intervenções efectuadas ao longo dos últimos dois anos permitem “devolver percursos pedonais a este quotidiano e tornar a Cidade mais caminhável”, vincou o Vereador da Cultura. Paralelamente a estes objectivos, subsiste ainda demonstração da história do movimento fabril e da indústria na sequência da recuperação de antigas máquinas que agora podem ser apreciadas no espaço público possibilitando que “as memórias das pessoas possam ser reativadas”.

O projecto «A nuvem» reflecte uma obra em tubos que se apresenta como analogia à queda da industrialização, de melhor apreciação em período noturno pelo seu percurso luminoso. A exposição junto ao espaço da Feira Municipal convida à interação do público no universo plástico com o universo sonoro, explorando os conceitos de território, memória, manipulação e interatividade.


Marcações: Bairro C, Nuvem

Imprimir Email