Elisabete Matos no arranque do Festival de Canto Lírico de Guimarães

Quatro concertos, dois no espaço público e dois no Paço dos Duques de Bragança, preenchem a primeira edição do Festival de Canto Lírico de Guimarães. O evento vai decorrer de 31 de Maio a 3 de Junho e resulta de uma parceria entre a Associação Artística Vimaranense (ASMAV) e a Câmara de Guimarães.

Na conferência de imprensa de apresentação do programa, realizada esta terça-feira no Paço dos Duques de Bragança, o Presidente da ASMAV realçou que o Festival será um momento "de exaltação da voz, da música e da poesia como criações e condições essenciais do ser humano". Francisco Teixeira referiu que foi a Instituição que apresentou uma proposta à Autarquia por considerar que "na imensidão qualificada de eventos e actividades culturais de grande nível ainda havia espaço para o festival", lembrando até a realização outrora dos Festivais de Primavera, iniciativa do Convívio, "um grande evento de música clássica".

O dirigente das ASMAV congratulou-se com o apoio da Autarquia, após ter sido apresentada a proposta de "criar o evento numa lógica de parceria e colaboração íntima". "Sempre assumimos que fazíamos questão de ser contribuintes líquidos financeiros e organizativos", disse Francisco Teixeira, observando que os intérpretes serão "nesta primeira fase portugueses" e que a Instituição inscreveu no seu orçamento uma verba de seis mil euros.

Na sua intervenção, a Vereadora da Cultura considera que a primeira edição do Festival do Canto Lírico de Guimarães cumpre o propósito de surpreender o público, com iniciativas de experimentação musical, contribuindo para enriquecer "o selo de cultura" que se quer impor no território concelhio. "O facto de trazer a cultura para o espaço público permite uma cultura de descoberta", salientou Adelina Paula Pinto, destacando que a parceria com a Associação Artística Vimaranense constitui um exemplo da ligação que procura manter com as instituições concelhias, em que os projectos reúnem contributos partilhados.

A abertura do Festival de Canto Lírico de Guimarães vai decorrer no dia 31, com um concerto ao ar livre, às 18h30, no Largo de Donães, intitulado "Voz para quatro cordas". No dia 1 de Junho, realiza-se a gala de Ópera, no Paço dos Duques de Bragança, às 21h45, com a actuação da artista vimaranense Elisabete Matos, acompanhada pela Orquestra do Norte.
No dia 2 de junho, à mesma hora, há novo concerto coral sinfónico naquele espaço, com a "Cantata Gnóstica". A entrada para os dois espectáculos requer o pagamento do valor simbólico de cinco euros.
No encerramento, o espectáculo terá lugar com música no Museu de Alberto Sampaio, dia 3 de Junho, às 18h00.
Questionado sobre o valor do investimento financeiro exigido para a organização do evento, o Presidente da ASMAV adiantou que o valor oscila entre 25 e os 30 mil euros.

terça, 22 maio 2018 15:19 em Cultura

Marcações: Câmara de Guimarães, Festival de Canto Lírico de Guimarães, Associação Artística Vimaranense

Imprimir