BIGGER: VÍDEO - Comunidade Intermunicipal do Ave promoveu workshop de empreendedorismo em Guimarães

A Comunidade Intermunicipal do Ave (CIM do Ave) realizou na manhã de ontem um workshop de empreendedorismo em colaboração com o projecto europeu TIMMIS Poliniza no Laboratório da Paisagem. Este projecto é financiado pelo INTERREG POCTEP e liderado pela Universidade de Valladolid em parceria com o Instituto Politécnico de Bragança, o Ministério da Educação de Castela e Leão através da Fundação Universitária FUESCYL, a Câmara de Comércio de Indústria e Serviços de Valladolid, a Associação Empresarial NERBA e a empresa EXPORTUN.
Na sessão estiveram presentes duas dezenas de participantes que estão a ser formados pelo IEFP e tiveram a oportunidade de conhecer e experimentar o que é o programa TIMMIS - Poliniza. O objectivo do programa TIMMIS é gerar modelos de negócio estimulando a Criação de Equipas de Trabalho, Inclusivas, Multiculturais, Multidisciplinares, Internacionais e Sustentáveis, com o objectivo de promover o desenvolvimento dos territórios.

A Secretária Executiva da CIM do Ave, Marta Coutada, deu início aos trabalhos e esclareceu que esta é uma excelente oportunidade para desenvolver o território aplicando a metodologia do projecto TIMMIS Poliniza. "Seguindo um desafio que nos foi lançado pelos promotores do projecto TIMMIS Poliniza que visa criar metodologias inovadoras de criação de modelos de negócios baseado em equipas multidisciplinares, multiétnicas, multirraciais, entre outros, a CIM do Ave tem um projecto que visa incentivar o turismo sénior (projecto SILVER) em parceria com o Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) e, nesse sentido, foi criada uma rede de cuidadores profissionais para turismo sénior. Depois de analisarmos o projecto chegamos à conclusão que podíamos fazer a união das duas iniciativas promovendo a nova metodologia do projecto TIMMIS e aplicando-a na rede de cuidadores certificados que estão a ser formados pelo IEFP e que está numa fase da formação que foca o empreendedorismo e a criação do próprio emprego. Esta pareceu-nos a altura ideal para ligar as duas iniciativas e criar sinergias entre ambas as partes no sentido de potenciar a empregabilidade dos formandos e incentivar a criação de uma rede de cuidadores direccionada para o turismo sénior", frisou.

O Workshop foi orientado por Patrícia Sanz Alonso em representação da empresa Export Blue Market SL, e por Blanca Araújo em representação da Universidade de Valladolid. "TIMMIS é um projecto que procura a dinamização económica do território do Ave e da região de Leão e Castela com a intenção de criar postos de trabalho e mais oportunidades para que os dois territórios consigam captar mais população. A CIM do Ave aceitou o nosso desafio para trabalhar em conjunto criando grupos de pessoas desempregadas que têm interesse em criar o seu próprio emprego", expressaram.

Tendo em conta a importância da complementaridade entre projectos e a hipótese de enriquecimento mútuo, o intuito é que os formandos do Projeto Cuidadores Profissionais de Turismo Silver, integrado no Interreg Europa e que se encontram, neste momento, a receber formação em empreendedorismo, possam usufruir duma experiência enriquecedora.

Jorge Humberto do Instituto Politécnico de Bragança explicou que os dois territórios estão cada vez mais desertificados e que é importante criar condições para que a emigração pare de aumentar. "Hoje teremos aqui mentores especializados em diversas áreas para formar profissionais e capacitá-los para o turismo sénior nas regiões mais rurais fazendo a simbiose da sustentabilidade e da inovação".

Cândido Mendes da Associação de Hóteis Rurais de Portugal fez uma apresentação das mais valias de cada território e garantiu que o turismo sénior é um projecto ambicioso, mas com as ferramentas certas é possível dinamizá-lo.

No final foram lançados vários desafios aos quatro grupos de trabalho sob os temas Saúde, Animação Turística, Tecnologias e Turismo Rural para os seniores. O grupo de Saúde arranjou estratégias para as zonas rurais no sentido de facilitar a deslocação e acompanhamento dos idosos a esses serviços. O grupo de Animação Turística escolheu as danças de salão e folclore como forma de promover a nossa cultura, apostando em actividades adequadas à idade. O grupo de Tecnologias deu a ideia de criar uma aplicação que pudesse transmitir os sinais vitais dos turistas silver. O grupo do Turismo Rural quer captar mais seniores para estas zonas criando mais condições de comodidade caso os clientes padeçam de mobilidade reduzida, sensibilizar os restaurantes para os temperos, ter mais interação com associações sócio culturais, disponibilizar andarilhos e outros meios de locomoção, entre outros.

Em jeito de conclusão foram lançados dois desafios para que cada grupo construísse uma torre apenas com três materiais: fita-cola, esparguete e gomas, e formando uma roda entre todos os participantes, com um novelo de lã na mão, atiravam a um colega do círculo e descreviam a experiência numa única palavra. União, partilha, entreajuda, comunicação ou acção foram algumas das palavras escolhidas para relatar a experiência.

IMG_5239.jpg IMG_5240.jpg IMG_5243.jpg

IMG_5244.jpg IMG_5247.jpg IMG_5255.jpg

IMG_5259.jpg IMG_5265.jpg IMG_5269.jpg

IMG_5275.jpg IMG_5276.jpg IMG_5278.jpg

IMG_5282.jpg IMG_5284.jpg IMG_5286.jpg

IMG_5287.jpg IMG_5298.jpg IMG_5305.jpg

IMG_5308.jpg IMG_5313.jpg

 


quarta, 17 maio 2023 08:41 em Bigger

Imprimir