BIGGER: Maria José Macedo é doente do Centro de Reabilitação de Guimarães

Após uma queda, Maria José Macedo preferiu o Centro de Reabilitação de Guimarães (CRG) para realizar a sua recuperação física. Há alguns meses, também o ex-marido, João Borba e Maia, passara pelo CRG e residira temporariamente no CliHotel de Guimarães no quadro de um plano de reabilitação pós – AVC. O CRG fora uma escolha da filha, médica, que o selecionara após ampla consulta de serviços clínicos na região. 

"A minha família fez tantos elogios ao vosso trabalho e cuidado que fiquei mesmo com vontade de vir também", gracejou Maria José Macedo, enquanto se preparava para mais uma sessão intensiva de medicina física e reabilitação. 

"A D. Maria José apresentava um historial clínico complexo, que comprometia significativamente o seu quotidiano e a realização de pequenas tarefas do dia-a-dia", explica a terapeuta Débora Freitas. 

Há muito que se habitou às quedas. Contudo, após um "trambolhão mais grave", como o classifica, a septuagenária Maria José Macedo viu-se na contingência, após conselho médico, de ter de realizar um trabalho intensivo de reabilitação física. "Se é para melhorar, então vamos lá, mas tem de ser para o CRG", transmitiu a si própria e à família mais próxima. 

No Centro de Reabilitação de Guimarães, que tem o apoio residencial do CliHotel de Guimarães, uma equipa multidisciplinar definiu um plano personalizado focado na sua recuperação motora. As sessões visaram o treino de competências em défice, mas também o fortalecimento de outras, com melhorias significativas ao nível da marcha, controlo postural e coordenação de movimentos.

"Em poucos dias, para além de superar os constrangimentos físicos induzidos pela queda, comecei a sentir-me capaz de fazer actividades do dia-a-dia que não realizava há muito tempo", observa Maria José Macedo. 

As sessões de Terapia Ocupacional garantiram-lhe, por agora, um dia-a-dia menos complexo, e recuperar um pouco de equilíbrio, postura e coordenação nos movimentos. 

"Para além da recuperação física após quedas, o CRG tem sido muito procurado para sessões de prevenção de quedas", revela Debora Freitas. "Todos os idosos deviam participar neste tipo de sessões. Mais vale prevenir do que às vezes não poder remediar", aconselha Maria José Macedo. 

TERAPIA OCUPACIONAL

A Terapia Ocupacional ajuda a prevenir ou a resolver constrangimentos, de natureza física ou mental, que interferem com a capacidade das pessoas para realizarem as atividades do dia-a-dia, quer no domínio do autocuidado, do trabalho ou do lazer. A Terapia Ocupacional é, por isso, uma prática clínica baseada na evidência científica e centrada nos interesses e necessidades de cada indivíduo e/ou da sua família. 

SERVIÇOS CRG

Sessão com crianças com perturbações de desenvolvimento ou dificuldades de aprendizagem 

Sessão com pessoas com problemas reumatológicos, ortotraumatológicos, neurológicos 

Sessão com pessoas com demência ou défice cognitivo ligeiro 

Sessão com cuidadores de indivíduos dependentes 

Sessão de preparação para a reforma 

Sessão de desenvolvimento de competências (e.g. sociais, laborais, académicas, de coordenação) 

Sessão de estimulação cognitiva 

Sessão de prevenção de quedas (i.e educação terapêutica, sugestões de modificação da habitação e desenvolvimento de competências) 

Sessão de avaliação para recomendação de adaptação de ambientes

Sessão de estimulação cognitiva 

 

quinta, 25 agosto 2022 08:34 em Bigger

Imprimir