BIGGER: Portugal no Campeonato do Mundo de futebol

Em novembro e dezembro, Portugal participa mais uma vez no Campeonato do Mundo de futebol, onde não falha qualquer edição desde 2002. Saiba aqui o histórico da seleção das Quinas e as perspetivas para o Mundial deste ano – ficando bem informado para fazer as suas apostas desportivas Portugal.

A estreia de Portugal

Apenas em 1966 é que Portugal se qualificou pela primeira vez para um Campeonato do Mundo de futebol – na oitava edição. Em 1930 não participou, e entre 1934 e 1962 não se conseguiu qualificar.

Acabou por ser uma estreia com a melhor participação até aos dias de hoje: a equipa, em que Eusébio da Silva Ferreira era a grande figura, chegou a um improvável terceiro lugar que é, até aos dias de hoje, o melhor resultado de sempre.

A primeira vitória de sempre aconteceu no primeiro jogo – a 13 de julho de 1966, batendo a Hungria por 3-1. Seguiram-se mais dois triunfos – 3-0 frente à Bulgária e, para grande surpresa, 3-1 diante do Brasil que tinha sido campeão nas duas edições anteriores.

Chegou o célebre jogo com a Coreia do Norte para os quartos-de-final, em que Eusébio liderou a reviravolta de uma desvantagem de 3-0 para uma impensável vitória por 5-3. A anfitriã Inglaterra travou os sonhos portugueses nas meias-finais ao ganhar por 2-1, mas no jogo de atribuição do terceiro lugar Portugal venceu a União Soviética por 2-1 para fechar o pódio.

A maior vitória

A maior vitória de Portugal num Campeonato do Mundo é recente – talvez até se recorde da mesma. Foi no dia 21 de junho de 2010.

A contar para a segunda jornada do Mundial 2010, Portugal enfrentou a frágil Coreia do Norte e goleou por expressivos 7-0. Apenas Tiago Mendes bisou, pelo que em sete golos, oito jogadores lusos diferentes marcaram.

A maior derrota

Ainda mais recente é a maior derrota que Portugal já sofreu em Campeonatos do Mundo. Foi em 2014, quando a prova se disputou no Brasil.

Na primeira jornada, a formação portuguesa enfrentou a todo-poderosa Alemanha e não conseguiu contrariar o favoritismo da rival. Perdeu por 4-0.

O melhor e o pior

Até aos dias de hoje, Portugal contabiliza sete participações anteriores em Campeonatos do Mundo – todas de forma consecutiva desde 2002, como já lhe dissemos.

A melhor classificação final foi o terceiro lugar de 1966. Depois de 20 anos, o regresso deu-se com uma polémica participação no México em 1986, que terminou na fase de grupos – o que viria de novo a acontecer na terceira presença em 2002.

Num controverso Mundial Coreia do Sul/Japão, Portugal não foi além do terceiro lugar no grupo e do 21.º lugar final, consumando a sua pior participação de sempre. Em 2014, voltou a cair na fase de grupos.

Do lado oposto, além de 1966, por mais uma vez a seleção das Quinas discutiu o pódio. Foi em 2006, com uma equipa orientada por Luiz Felipe Scolari que só caiu perante França nas meias-finais, antes de ceder face à Alemanha no duelo de atribuição do terceiro lugar.

As hipóteses de Portugal para o Mundial 2022

Eis que chega, em novembro e dezembro, a oitava participação de Portugal no Campeonato do Mundo de futebol. Desta vez, a prova disputa-se no Qatar.

Na primeira fase, a seleção nacional vai estar no grupo H em conjunto com a Coreia do Sul, Gana e Uruguai. São três adversários acessíveis, mas principalmente o Uruguai pode ser um «osso duro de roer». De facto, os sul-americanos eliminaram Portugal nos oitavos-de-final em 2018.

Em teoria, as Quinas têm tudo para seguir para os oitavos-de-final. E aí é que as coisas se podem começar a complicar mais. Os apurados do grupo H cruzam com os do grupo G, pelo que é possível que na fase a eliminar Portugal encontre logo o Brasil – uma das seleções mais fortes da atualidade e candidata a ser campeã.

Embora Portugal tenha uma seleção composta por jogadores a atuarem e a darem nas vistas em alguns dos maiores clubes e campeonatos ao nível global, não tem – em teoria – as melhores individualidades.

Cristiano Ronaldo é a figura de proa e mesmo já tendo passado o seu auge continua a dar que fazer às defesas adversárias. Se o coletivo funcionar bem, orientado por Fernando Santos, todos os setores têm jogadores capazes de darem garantias de sucesso: Rui Patrício, Diogo Costa, Danilo Pereira, João Cancelo, Nuno Mendes, Bernardo Silva, Bruno Fernandes, Matheus Nunes, João Palhinha, Vitinha, Diogo Jota, Rafael Leão ou Cristiano Ronaldo são só alguns dos exemplos.

Sendo que Portugal não entra, de perto nem de longe, como um dos grandes candidatos ao título, se ganhar a fase de grupos como está ao seu alcance tem tudo para chegar, pelo menos, aos quartos-de-final. Com a perspetiva de jogar com Alemanha ou Espanha atingindo essa fase, as contas ficam mais complicadas, mas os alemães não estão no seu melhor momento e frente aos espanhóis Portugal já deu mostras recentemente de que pode ganhar.

 

terça, 02 agosto 2022 11:26 em Bigger

Imprimir