VÍDEO - CIM do Ave promoveu primeiro evento do Projecto LINK-EU que teve lugar em Guimarães

A Comunidade Intermunicipal do Ave promoveu em parceria com a Associação Europeia RURENER o projecto LINK-EU, co-financiado pela União Europeia, durante dois dias em Guimarães. Esta iniciativa visa celebrar a resiliência dos territórios rurais, promover a cooperação a longo prazo e construir uma narrativa partilhada das comunidades rurais da União Europeia através da organização de quatro eventos principais em toda a Europa rural. O primeiro realizou-se na Cidade-Berço (sede da  CIM do Ave) e os próximos terão lugar em França, Espanha e Hungria. 

Estiveram presentes na iniciativa, mais de 30 pessoas, no primeiro dia, oriundas da Roménia, França, Espanha, Grécia, Chipre, Hungria e Portugal. Os participantes estiveram reunidos no primeiro dia no Laboratório da Paisagem numa sessão que contou com a participação da vice-presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Adelina Paula Pinto, da Secretária Executiva da CIM do Ave, Marta Coutada, o representante do Presidente da RURENER (rede de pequenas comunidades rurais), Georgios Stergiou, entre outros.

Através de workshops, reuniões de especialistas e divulgação de boas práticas, o LINK-EU tem por objectivo melhorar o conhecimento das políticas da União Europeia por parte dos cidadãos e das autoridades locais. O desenvolvimento do projecto envolve técnicos, associações locais de territórios rurais, autoridades locais, cidadãos e organizações, especialistas, académicos e decisores da União Europeia e nacionais. 

Marta Coutada – Primeira-Secretária Intermunicipal da CIM do Ave - deu início aos trabalhos com uma mensagem de boas vindas. "Espero que aproveitem ao máximo as sinergias que serão criadas nos próximos dois dias", referiu.

Seguiu-se Adelina Paula Pinto - Presidente do LP e em representação do Domingos Bragança (Presidente do Município e da CIM do Ave) - que referiu que Guimarães é uma casa de conhecimento e com muita potencialidade para crescer. "É importante partilhar o que aqui se faz e certamente nestes dois dias vamos aprender mutuamente. Precisamos mudar mentalidades. Algo muito importante para o Município e onde temos vindo a trabalhar e gastar as nossas energias é nas eco cidades. A sustentabilidade é um grande desafio e é o futuro, portanto essa é a nossa orientação", sublinhou.

A intervenção de Georgios Stergiou da Direção da RURENER, foi pautada pelo entusiasmo de estar numa cidade com preocupações ambientais, referindo que "são cidades como Guimarães que podem transformar cidades rurais em zonas adaptadas a um futuro sustentável".

Na impossibilidade da presença da eurodeputada Isabel Carvalhais, Marta Coutada leu a mensagem, deixada pela deputada do Parlamento Europeu onde salienta a necessidade de uma reviravolta nos meios rurais. "As comunidades rurais têm lutado para não serem esquecidas. A escassa população e distância dos centros de decisão traduziram-se em falta de visibilidade e representação política que pudessem refletir plenamente a sua relevância territorial, económica e social.

Todos concordamos que a Europa precisa de reforçar e aprofundar a coesão territorial e social, não ao contrário, e isso significa que os cidadãos rurais devem beneficiar, como qualquer outro, de condições equitativas para atingir os seus objectivos profissionais, sociais e pessoais."

A Secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, Isabel Ferreira, participou também na Sessão de Abertura, através de vídeo, onde falou sobre a importância das zonas rurais. "Devemos preservar as áreas rurais e investir no seu futuro, elas são uma importante parte da economia."  

O Engenheiro do Ambiente da CIM do Ave, Tiago Vale, apresentou o plano intermunicipal de adaptação às alterações climáticas e prevenção e gestão de riscos do Ave que foi elaborado em 2020 com horizonte para 2027. "É um projecto sustentável que visa a execução de melhorias usando soluções baseadas na natureza para reduzir as vulnerabilidades e explorar potencialidades das florestas, solos e recursos hídricos tendo em vista a valorização da biodiversidade e da paisagem", explicou.

Isabel Loureiro, Coordenadora da Estrutura de Missão Guimarães 2030, avançou com o plano de futuro das cidades rurais. "O Município tem gasto milhões de euros em mobilidade e construção de edifícios sustentáveis. Investiu muito em espaços verdes e foi a primeira cidade a financiar uma instituição que faz investigação para aplicar no território, certamente, agora, outras já nos seguiram o exemplo".
Deu a conhecer o percurso de Guimarães desde a Capital Europeia da Cultura em 2012 e o que se tem vindo a fazer no sentido de criar uma eco-cidade. 

De seguida apresentou-se o plano de adaptação às alterações climáticas pela Céline Seince - Coordenador Europeia da RURENER - e na sequência dessa apresentação foi sugerido um workshop entre os participantes para identificar pontos fortes, necessidades e boas práticas em questões de mobilidade no meio rural, de interdependências entre urbano e rural e o uso de recursos e a participação pública e participativa dos cidadãos.

Seguiu-se a apresentação do Laboratório da Paisagem onde estava incluído o plano do que se pode visitar na rota da sustentabilidade na cidade de Guimarães. Deixaram alguns exemplos como, a Montanha da Penha, Bacias de Retenção, Academia de Ginástica, Hortas Pedagógicas, Veiga de Creixomil, Parque da Cidade e Couros. "Estas são áreas de natureza, infraestruturas e serviços que demonstram soluções integradas e ambientalmente sustentáveis, que respondem às necessidades da cidade e aos desafios globais. Guimarães mostra-se assim alinhada com os desafios europeus e nacionais, que visam a promoção de soluções que mitigam o impacto das 

alterações climáticas, tornando a cidade um exemplo de boas práticas a seguir no que concerne à sustentabilidade", assegurou Guilherme Braga, Técnico de Educação Ambiental do LP.

Depois de ficarem a conhecer as zonas de interesse, onde em cada local houve uma explicação sucinta das suas funcionalidades. O transporte foi assegurado por um autocarro 100% elétrico, dos cerca de 30 que circulam pelo Concelho, a fim de conhecer a cidade e a cultura local e trocar experiências e boas práticas.

O Roteiro proporcionou uma mensagem clara sobre as necessidades e potencialidades das comunidades rurais.

O segundo dia de trabalhos realizou-se no Museu Alberto Sampaio e promoveu o encontro de membros da rede RURENER para preparar o futuro, onde estava incluído o próximo evento do projecto LINK-EU, que será em Les Monts du Lyonnais (França) no final deste ano e onde foi possível debaterem-se as perspectivas e projectos concretos entre os participantes.

Um encontro onde prevaleceram as sinergias criadas pelos países representados por membros de câmaras locais que se fizeram representar por técnicos e respectivos presidentes das Instituições. Guimarães foi o palco de novos projectos e cooperações, onde também houve várias intervenções via zoom durante a sessão.

Por fim, o restaurante Cor de Tangerina proporcionou uma experiência gastronómica aos cerca de 30 participantes que tiveram o privilégio de aguçar o palato com sabores distintos. Este projecto nasceu há 14 anos através de um acto de profundo de respeito à natureza e às pessoas, cultivando a alimentação natural e integral e as relações de proximidade. Trabalham com produtores locais, comércio justo e agricultura biológica de forma a possibilitar momentos na mesa de maior conhecimento e crescimento.

Este momento foi ainda pautado pela performance artística do músico Daniel Pereira Cristo que fez uma Apresentação de Instrumentos Tradicionais, e deste modo deu a conhecer sonoridades da música tradicional da Região do Minho.

IMG_1299.jpg IMG_1311.jpg IMG_1335.jpg

IMG_1374.jpg IMG_1376.jpg IMG_1426.jpg

IMG_1432.jpg IMG_1444.jpg IMG_1449.jpg

IMG_1523.jpg IMG_1620.jpg IMG_1661.jpg

IMG_1692.jpg IMG_1694.jpg IMG_1697.jpg

IMG_1698.jpg IMG_1711.jpg IMG_1814.jpg

IMG_1835.jpg IMG_1861.jpg IMG_1922.jpg

IMG_1937.jpg IMG_1945.jpg IMG_1971.jpg

IMG_1974.jpg IMG_2010.jpg IMG_2054.jpg

IMG_2065.jpg IMG_2115.jpg IMG_2154.jpg

IMG_2159.jpg IMG_2177.jpg IMG_2183.jpg

IMG_2187.jpg IMG_2203.jpg IMG_2205.jpg

IMG_2216.jpg IMG_2251.jpg IMG_2259.jpg

IMG_2265.jpg IMG_2523.jpg IMG_2525.jpg

IMG_2535.jpg IMG_2542.jpg IMG_2550.jpg

IMG_2556.jpg IMG_2575.jpg IMG_2596.jpg

IMG_2604.jpg IMG_2618.jpg IMG_2640.jpg

IMG_2700.jpg IMG_2726.jpg IMG_2732.jpg

IMG_2758.jpg IMG_2762.jpg IMG_2772.jpg

IMG_2778.jpg IMG_2796.jpg IMG_2813.jpg

IMG_2823.jpg

 


sexta, 15 julho 2022 14:27 em Bigger

Imprimir