VÍDEO: Margarida Santoalha é a nova presidente do Lions Clube de Guimarães

É novamente uma mulher a nova presidente do Lions. Margarida Santoalha, que exercia a função de vice-presidente, será agora a responsável por liderar os desígnios desta distinta instituição no próximo ano. A actual presidente do Lions Clube de Guimarães foi empossada na Igreja de S. Francisco numa cerimónia que contou com várias individualidades vimaranenses, entre elas, o presidente do Município, Domingos Bragança, a vice-presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Adelina Paula Pinto, a vereadora da Acção Social, Paula Oliveira, o representante da Liga Portuguesa Contra o Cancro, Pedro Pereira Dias, o presidente da Venerável Ordem Terceira de S. Francisco, Pedro Herculano, entre outros.

Durante a sessão solene foram vários os momentos que marcaram a tomada de posse que teve início com uma saudação às bandeiras.

Em seguida, Isabel Abreu fez a leitura do código de ética do Lions e passou a palavra ao ainda presidente em exercício, Francisco Dias Pereira, que liderou a cerimónia de entrada dos novos sócios, Miguel Oliveira e Andreia Falcão, para a Associação. 

Chegou o momento de homenagear António Lopes pela sua dedicação ao clube ao desempenhar as funções de tesoureiro durante 12 anos. "Não me considero merecedor desta honra, mas desempenhei a função com entrega absoluta", referiu. 

Seguiu-se o momento de homenagem ao Município na pessoa do seu Presidente. Francisco Dias Pereira dirigiu algumas palavras de apreço aos três autarcas, Domingos Bragança, Adelina Pinto e Paula Oliveira. "Em todos os momentos que necessitamos do Município, os seus responsáveis estiveram sempre disponíveis e não podíamos deixar de agradecer publicamente a sua generosidade e acompanhamento", sublinhou. O Lions presenteou-os com uma pequena oferta, símbolos do Lions, e depois foi a vez de Domingos Bragança dirigir umas palavras aos presentes reforçando a disponibilidade da Câmara sempre que se justificar. "Há causas que temos de dizer presente e uma instituição que se preocupa com causas nobres deve ser auxiliada. Estaremos sempre atentos para vos facilitar o trabalho", adiantou.

Foi dada a palavra ao governador do Distrito 115 Centro Norte de Portugal, Angelino Ferreira, tendo o mesmo feito um discurso de agradecimentos. "O lionismo só é bonito quando é feito com paixão e todos os que se dedicam a esta causa merecem ser enaltecidos." Entregou uma lembrança a Teresa Gama Brandão, recentemente homenageada com a Medalha de Mérito Municipal, e ao marido António Gama Brandão que já foi condecorado com a mesma distinção. Os dois são companheiros do Lions há vários anos. Fez questão de desejar boa sorte a Georgy Glushik que irá assumir as funções de governador no próximo ano e que era anteriormente o 1.º vice-governador.

Angelino Ferreira conta com uma ligação ao movimento Lions de mais de 30 anos, como associado do Lions Clube de Águeda, onde já assumiu diversos cargos, nomeadamente o de presidente da direcção durante dois mandatos (2001-2002 e 2015-2016).

Após este momento emotivo, foram entregues chevrons a três elementos do Lions pela sua devoção à Instituição. José Catarino Santos e Eduardo Pinto pelos seus 20 anos de serviço e Henrique Machado pelos 35 anos.

Já na recta final da cerimónia, Francisco Dias Pereira fez o discurso de despedida enquanto presidente do Lions Clube de Guimarães. O advogado fez um balanço do seu ano de mandato referindo que subiu o número de pessoas e famílias carenciadas. "Foi um ano com dificuldades acrescidas, por um lado devido ao rescaldo da pandemia e logo depois por causa da guerra, contudo, conseguimos dar resposta a quase todos os que a solicitaram e é esse trabalho que continuaremos a fazer porque é para isso que existimos, para servir Guimarães", atestou.

Agradeceu a generosidade de todos os parceiros e empresas que permitem que tal seja possível e felicitou a nova presidente disponibilizando a sua ajuda sempre que necessário.

Após o discurso de despedida empossou Margarida Santoalha com o ritual do colar, sino e martelo, colocou-lhe o pin e assim ficou oficialmente Presidente do Lions de Guimarães.

As últimas palavras foram da nova presidente que estava visivelmente familiarizada com as novas funções e disposta e continuar o trabalho dos anteriores presidentes, a quem fez questão de felicitar pelo trabalho desenvolvido. "Sinto-me preparada para assumir esta função e continuaremos na linha da frente no combate à pobreza", concluiu.

A cerimónia encerrou com um verde de honra e um convívio entre os presentes.  Longa vida ao Lions Clube de Guimarães!

 

Imprimir Email