Ecovia do Ave recebeu árvores pelos mais pequenos

O Dia Mundial da Árvore foi assinalado, ontem, na Ecovia em Brito, junto ao Rio Ave, na Rua dos 8 Moinhos, com a plantação de árvores, numa iniciativa que envolveu a participação de alunos da EB1 Casais. 

A empresa Municipal Vitrus sinalizou o momento através do projecto REACTivar Guimarães – Renaturalização dos Corredores Verdes dos rios Ave, Selho e Vizela, numa parceria com o Município e o Laboratório da Paisagem de Guimarães.

Uma iniciativa que "trilha um caminho da sustentabilidade ambiental", segundo o Presidente da Vitrus, Sérgio Castro Rocha. "É missão da Vitrus promover e organizar este tipo de eventos. Sabemos que acabamos por ser influenciados pelas crianças, que chegam a casa e levam a mensagem. Quando vejo uma criança com sete anos a pegar numa pá e colocar o nome numa árvore diz-me que há um compromisso com a árvore", disse.    

A Vereadora do Ambiente da Câmara de Guimarães, Sofia Ferreira, destacou a participação dos mais novos e da comunidade na sensibilização para a protecção do ambiente. "É um dia muito importante para celebrar a natureza. Esta iniciativa destaca-se pelo envolvimento das crianças e é simbólica pela mensagem que queremos passar. O trabalho que o Município está a desenvolver na educação ambiental tem sido significativo e hoje é reflexo desse trabalho. Uma escola motivada", apontou a Vereadora do Ambiente. 

Sofia Ferreira recordou que o espaço que acolheu a partir desta data as árvores encontra-se limpo, pois está inserido na limpeza das margens da Ecovia do Ave, que percorre 14 freguesias e Uniões de Freguesias do Concelho, numa extensão de 34 quilómetros.

O projecto REACTivar Guimarães pretende contribuir para a reabilitação dos corredores verdes no concelho de Guimarães, através da implementação de soluções de engenharia natural, acompanhadas de uma monitorização contínua que avalie o impacte das ações de restauro ecológico.

Este projecto resulta da aposta do Município de Guimarães na reabilitação dos ecossistemas fluviais, estando em linha com as principais directrizes da Agência Portuguesa do Ambiente e do Ministério do Ambiente e da Acção Climática.

terça, 21 março 2023 15:53 em Ambiente

Marcações: Dia Mundial da Árvore

Imprimir