Sobreiro de Guardizela é a Árvore do Ano de Guimarães

Os vimaranenses escolheram um sobreiro (Quercus suber), situado em Guardizela como a Árvore do Ano de Guimarães 2023. A iniciativa promovida pelo Laboratório da Paisagem, que colocou a votação ao longo da última semana, não deixou margem para dúvidas, tendo aquele exemplar autóctone recolhido 616 votos (47%).

Este ano com o contributo das freguesias, que selecionaram as árvores a concurso, como forma de envolver toda a comunidade, o pódio completa-se com o pinheiro-manso (Pinus pinea) da UF Briteiros São Salvador e Briteiros Santa Leocádia, com 257 votos (19,6%) e oliveira (Olea europaea) de Infantas, com 253 votos (19,3%). Recorde-se que a votação estavam 18 árvores, nomeadamente oito pinheiros-mansos, cinco carvalhos-alvarinhos, dois sobreiros, um salgueiro-branco, uma oliveira e um eucalipto.

Tal como em anos anteriores, a revelação da Árvore do Ano de Guimarães 2023 acontece no Dia Mundial da Árvore, que se assinala esta terça-feira, e pretende alertar para a importância da preservação do património arbóreo do concelho. Recorde-se que em 2022 a vencedora foi a camélia da Casa de Margaride e no ano anterior o pinheiro-manso, de Silvares, foi o mais votado.

De resto, o Laboratório da Paisagem está hoje a levar a cabo uma série de iniciativas para assinalar o Dia Mundial da Árvore. Durante a manhã, o Laboratório da Paisagem prestou apoio na plantação de 12 castanheiros no Parque de Ardão em Silvares. Está ainda previsto uma plantação na EB1/J.I. de Couto, em Barco. Durante a serão plantadas árvores junto à Leonis, em Barco. Já em Moreira de Cónegos, havaerá um encontro de gerações, com a plantação de duas árvores, com um grupo de alunos da nossa Universidade Sénior local, e um grupo de alunos do 2º ciclo. Para além de várias iniciativas que estão a decorrer nas instalações do Laboratório da Paisagem.

terça, 21 março 2023 11:42 em Ambiente

Marcações: Laboratório da Paisagem, árvore do ano

Imprimir