Guimarães é a única cidade portuguesa seleccionada para projecto piloto ambiental

Guimarães é uma das 53 cidades europeias seleccionadas para o projecto «Pilot Cities Programme do NetZeroCities». Do conjunto das cidades seleccionadas, Guimarães é a única portuguesa.

O projecto é uma “acção climática sem precedentes” que tem como missão testar localmente, durante dois anos, novas e inovadoras formas de descarbonização.

A cidade de Guimarães foi eleita entre 103 candidaturas de 33 países da União Europeia e associados do Horizonte 2020 e é a única representante portuguesa na lista de Cidades Piloto.

As cidades seleccionadas serão uma espécie de «tubo de ensaio» da Missão Cidades Inteligentes e com Impacto Neutro no Clima, iniciativa da Comissão Europeia que abrange mais cidades, 112 no total, Lisboa e Porto incluídas, tendo como objectivo a neutralidade climática até 2030.

Além do financiamento, o projecto NetZeroCities disponibilizará conhecimento e prestará apoio técnico às cidades seleccionadas na implementação das iniciativas, ajudando-as, igualmente, a garantir o financiamento e o investimento necessários para replicar e escalar as soluções.

terça, 07 março 2023 09:50 em Ambiente

Marcações: piloto, projecto, NetZeroCities

Imprimir