Reunião de Câmara: Nova candidatura a Capital Verde Europeia entregue até final de Abril

Até ao final do próximo mês de Abril, o Município de Guimarães vai apresentar a candidatura a Capital Verde Europeia em 2025, cumprindo as novas regras definidas pela Comissão Europeia para a avaliação do processo.

Esta quinta-feira, Isabel Loureiro, Coordenadora Geral da Estrutura de Missão para o Desenvolvimento Sustentável Guimarães 2030, deu a conhecer à vereação vimaranense o novo enquadramento da candidatura que obedece agora a sete indicadores, tendo que ser submetida até ao próximo dia 30 de Abril, decorrendo depois a fase de avaliação.

No mês de junho, será divulgada a shortlist com as cidades finalistas. A cidade vencedora será conhecida, após a reunião do painel de peritos da Comissão Europeia marcada para o dia 4 de Outubro.

Durante a sessão, Isabel Loureiro explicou que os conteúdos a preencher no novo modelo de formulário abrangem sete indicadores, ao passo que na candidatura anterior eram 12. São eles: Ar; Resíduos e Economia Circular; Ruído; Natureza/Biodiversidade/Áreas Verdes/Uso Sustentável do Solo; Água; Mitigação e Performance Energética; e Adaptação.

Após a apresentação, o Vereador do PSD, Ricardo Araújo, vincou o compromisso da Oposição com o objetivo de Guimarães, fazendo questão de reconhecer que foi o Presidente da Câmara que que "introduziu na agenda esta temática com prioridade política, como um desígnio para Guimarães no futuro". "Não é uma temática de confronto partidário, o nosso compromisso é total. É um objectivo político para o qual todos devemos trabalhar pela sua importância para o futuro do Concelho", afirmou Ricardo Araújo.
O Presidente da Câmara insistiu que nesta aposta da defesa e valorização do meio ambiente, o mais importante "é o caminho", agradecendo o reconhecimento manifestado pelo vereador do PSD.

quinta, 09 fevereiro 2023 16:22 em Ambiente

Marcações: reunião camarária, Candidatura a Capital Verde Europeia

Imprimir