Mulheres reforçam equipa de guarda-rios em Guimarães

A Vitrus Ambiente reforçou a sua equipa de guarda-rios com dois elementos femininos. Um ano e meio depois do lançamento deste projecto, inicialmente constituído por dois homens, a equipa de guarda-rios em Guimarães foi reforçada com duas mulheres.

O Presidente do Conselho de Administração da empresa Municipal, Sérgio Castro Rocha, salienta que a aposta em mulheres para as funções de guarda-rios “vinca um posicionamento diferenciador da empresa perante os desafios e oportunidades que se abrem às mulheres e assim demonstrar, na prática, o direito de igualdade”. Sérgio Castro Rocha destaca “o trabalho de proximidade com os cidadãos” no âmbito das funções dos guarda-rios.
“Todos os dias estão no terreno e só assim é possível contribuir para melhorar ou prevenir as nossas linhas de água, que atravessam o concelho, através do rio Ave, rio Selho, rio Vizela e assim como os respectivos afluentes. Este projecto tem sido um sucesso e daí já ser replicado noutros concelhos”, frisou.

Por sua vez, o Administrador Executivo, João Pedro Castro, explica que “o projecto é um sucesso pelos resultados alcançados e tornou-se necessário reforçar com a entrada de novos elementos. Ao gerar oportunidades para as mulheres no mercado de trabalho também estamos a promover a diversidade, um factor fundamental para empresas que desejam criar ambientes de igualdade e esse é o sinal que estamos a dar na Vitrus. Os novos elementos, Raquel e a Mónica, completaram uma formação específica na área da fiscalização e qualidade da água, e correspondem aos requisitos que definimos para o exercício destas funções”.

A profissão de guarda-rios existiu em Portugal entre o século XVIII e o século XX, tendo sido extinta. Nos últimos anos, face à crescente preocupação com as alterações climáticas e necessidade de adoção de comportamentos sustentáveis, o ressurgimento da profissão tornou-se inevitável… e abre-se também às mulheres.


quinta, 26 janeiro 2023 14:34 em Ambiente

Imprimir