Dia da Floresta Autóctone: Medronheiros plantados no Corredor Verde da Veiga de Creixomil

Neste Dia da Floresta Autóctone, a plantação de mais de uma centena de medronheiros assinalou o início do projeto 𝗖𝗼𝗿𝗿𝗲𝗱𝗼𝗿 𝗩𝗲𝗿𝗱𝗲 𝗱𝗮 𝗩𝗲𝗶𝗴𝗮 𝗱𝗲 𝗖𝗿𝗲𝗶𝘅𝗼𝗺𝗶𝗹, que está a ser desenvolvido pelo Município de Guimarães e pelo Laboratório da Paisagem.

O projecto prevê a disseminação de várias espécies arbóreas, o incremento da biodiversidade e melhoria dos percursos pedonais e clicáveis, aumentando desta forma a resiliência face às consequências negativas resultantes das alterações climáticas, numa área agrícola capaz de proporcionar benefícios ambientais, económicos e sociais.

Entre as várias ações a desenvolver, destacam-se ainda a limpeza de vegetação e implementação de medidas de contenção de espécies invasoras, a limpeza do leito do rio, a remoção de resíduos, a instalação do mobiliário urbano, nomeadamente bancos, caixas ninho, hotéis para insetos, sinalética e sistemas de monitorização, acções de monitorização, informação e sensibilização, bem como a elaboração dos projetos e execução dos trabalhos de engenharia natural para a estabilização das margens.

Esta acção contou com a parceria da Leroy Merlin de Guimarães, de voluntários ambientais da Universidade do Minho, de alunos da Escola Profissional Cisave e ainda de voluntários da Cruz Vermelha Portuguesa - Delegação De Guimarães.

O projecto resulta da aprovação de uma candidatura ao programa REACT-EU (Assistência à Recuperação para a Coesão e os Territórios da Europa), sendo financiado a 100% num total de 75 mil euros. 

Os trabalhos e acções do projecto vão prolongar-se até Novembro de 2023.

quarta, 23 novembro 2022 20:26 em Ambiente

Marcações: Laboratório da Paisagem, Dia da Floresta Autóctone, Corredor Verde da Veiga de Creixomil, programa REACT-EU

Imprimir