Município de Guimarães distinguido com Selo de Qualidade dos Serviços de Resíduos

A Vereadora da Câmara de Guimarães, Sofia Ferreira, recebeu esta sexta-feira o Selo de Qualidade dos Serviços de Gestão de Resíduos Urbanos 2022 que foi atribuído ao Município de Guimarães, numa iniciativa da Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR), organizada em parceria com o jornal Água&Ambiente.

Os Prémios e Selos dos Serviços de Águas e Resíduos 2022 visam distinguir e divulgar entidades gestoras de referência em Portugal Continental relativos à prestação dos serviços de gestão de resíduos urbanos, que no exercício do ano 2021 se destacaram pelo seu bom desempenho, no serviço ao consumidor, indicadores como reciclagem de resíduos de recolha seletiva, acessibilidade do serviço, resposta a reclamações e cobertura de gastos são alguns dos parâmetros avaliados.

Sofia Ferreira evidenciou a satisfação pelo “reconhecimento do trabalho que Guimarães está a desenvolver ao nível da gestão de resíduos”, resultado de um trabalho de articulação com as instituições, entidades locais e a academia. “Nesta ação importa louvar o trabalho desenvolvido pelas equipas de recolha de resíduos e, também, pela Vitrus Ambiente na eficiência que têm demonstrado”. 

Segundo a Vereadora do Ambiente, “o Município de Guimarães está na linha da frente para atingir u ma taxa de 100% de recolha de biorresíduos no concelho, através de uma forte campanha que visa incentivar a população a identificar, reduzir e separar o seu lixo, aliado ao já implementado pay-as-you-throw (PAYT), a cerca de 10 mil habitantes, com um notório aumento da recolha seletiva nestes locais, realçado pela ERSAR, como dos poucos exemplos em Portugal. Este esforço e a necessidade da separação na origem tem vindo a ser fortalecido através da entrega de compostores aos munícipes, alargando o processo de recolha para o sistema porta-a-porta, sendo um processo em contínuo, que carece de constante monitorização podendo ser flexível no que respeita às melhores soluções para cada situação”, esclareceu.

O plano de recolha de resíduos já implementado em Guimarães corresponde a cerca de 40% de todo o lixo produzido, através do projeto RRRCICLO, que é uma estratégia global de Guimarães para a Economia Circular e que pretende contribuir para transformar os modelos lineares de produção e consumo, para modelos circulares de partilha, reutilização, reparação e reciclagem de materiais e produtos existentes, com a inerente redução do desperdício.

A entrega do Selo de Qualidade dos Serviços de Resíduos decorreu numa sessão solene, em Lisboa, no encerramento do 16º Fórum Resíduos.

sábado, 19 novembro 2022 09:34 em Ambiente

Marcações: Selo de Qualidade dos Serviços de Resíduos

Imprimir