E-Redes anuncia investimento de 2,5 milhões em Guimarães

A E-Redes anunciou a conclusão de um investimento de 2,5 milhões de euros em Guimarães.
Em causa estão trabalhos de remodelação da subestação de Guimarães e respectiva rede de alta (AT) e média (MT) tensão, intervenção inserida no programa de investimento de Renovação e Reabilitação de Activos AT/MT da Empresa.

Colocada em serviço em 1959, a subestação de Guimarães foi sendo alvo de diversas obras de manutenção e de remodelação ao longo da sua vida, assegurando o correcto funcionamento desta infraestrutura e o crescimento de cargas que se foi verificando com o decorrer dos anos.
A intervenção agora levada a cabo constituiu, no entanto, uma reestruturação profunda da tipologia da instalação, preparando-a para dar resposta aos desafios da transição energética.
De acordo com a E-Redes, a obra consistiu na substituição dos três transformadores de potência AT/MT de 20 MVA por dois transformadores de potência AT/MT de 31,5 MVA, bem como a substituição dos equipamentos instalados no parque exterior de aparelhagem por tecnologia de ponta constituída por módulos híbridos blindados, conferindo robustez à instalação.
Foi ainda substituído o quadro metálico de média tensão, por um novo equipamento de última geração, que permite uma exploração mais eficaz da rede de MT e substituídos os Sistemas de Protecção e Comando clássicos por um Sistema de Protecção, Comando e Controlo digital, permitindo desta forma ter maior sensibilidade e selectividade na detecção e eliminação de defeitos que possam ocorrer na rede. Foi também remodelado o edifício de comando da subestação e o enterramento parcial de linhas AT e MT, melhorando significativamente o enquadramento paisagístico da instalação.
Segundo a E-Redes, tratando-se de uma subestação com forte carga industrial, foi necessário recorrer a Unidades Móveis de Recurso de Média Tensão, vulgarmente designadas subestações móveis, para assegurar a continuidade do abastecimento de energia elétrica durante os dezoito meses de duração da obra.


quarta, 21 setembro 2022 11:02 em Ambiente

Marcações: Investimento, E-Redes , subestação

Imprimir