Guarda-rios da Vitrus registaram 160 ocorrências no primeiro ano de actividade

Os guarda-rios da Vitrus registaram 160 ocorrências desde que foi criado o projecto, em 31 de Julho. A Vitrus faz um balanço "extremamente positivo" do primeiro ano de actividades dos seus guarda-rios.

Em declarações ao Grupo Santiago, Sérgio Castro Rocha, Presidente do Conselho de Administração daquela empresa municipal, recorda que o projecto foi apresentado numa data "simbólica", em que se celebra o Dia Mundial do Vigilante da Natureza, e que o primeiro ano de actividade serviu de "aprendizagem e identificação de diferentes situações que necessitavam de ser resolvidas". "Foi um ano muito bom para as linhas de água de Guimarães".

Num ano, foram identificadas 160 ocorrências. 99 relativas a situações anómalas de efluentes com índices de contaminação, 16 relacionadas com alegadas situações ilegais de saneamento, 44 com a identificação de locais a necessitar de limpeza de resíduos e uma referente a uma depressão do piso junto da caixa de saneamento".

Sérgio Castro Rocha salienta que todas as situações foram encaminhadas para as entidades competentes. "A Vitrus trabalha em parceria com a Vimágua, a Águas do Norte, o Município de Guimarães, o SEPNA, as juntas de freguesia e, inclusive, com o Município de Vila Nova de Famalicão. Sempre que identificamos alguma ocorrência que possa ser resolvida de forma quase imediata, notificamos essas entidades", aponta.

Para o  Presidente do Conselho de Administração da Vitrus, todo o projecto foi criado partindo do princípio que as linhas de água "teriam e poderiam apresentar uma qualidade ainda melhor". "É nesse sentido que temos vindo a trabalhar. Numa primeira fase com a sensibilização da comunidade e numa segunda fase identificamos as ocorrências que foram reencaminhadas para as entidades competentes para dar início aos respectivos processos de contra-ordenação", aponta Sérgio Castro Rocha, garantindo que o projecto teve "impacto nas limpezas das linhas de água". "O presidente da Câmara de Guimarães, a par destes números, pediu para reforçar a sensibilização e a fiscalização das linhas de água", acrescenta. 

A curto prazo serão acrescentados à equipa mais dois elementos, totalizando quatro guarda-rios ao serviço da Vitrus, que vão cobrir os 160 locais críticos identificados pela empresa. "São locais onde há ocorrências. Identificamos ainda 107 empresas, possivelmente, responsáveis por esses focos poluidores, e 125 linhas de água no nosso concelho. São muitas linhas de água num concelho enorme. Acho que os guarda-rios deram o seu melhor e fizeram um excelente trabalho", sublinha.

De resto, este é um projecto inovador que está a ser "replicado" noutros municípios, segundo Sérgio Castro Rocha. "A Vitrus abraçou este processo considerando-o importante para o nosso concelho. Prova disso é que vamos reforçar o número de colaboradores para que os resultados sejam melhores. Só assim conseguimos proteger as linhas de água do nosso concelho", aponta.

 

sábado, 06 agosto 2022 09:38 em Ambiente

Marcações: guarda-redes

Imprimir