Câmara de Guimarães "acelera" plano com medidas para poupar energia

O Presidente da Câmara de Guimarães anunciou que o Município está a "acelerar" a elaboração de um Plano de Poupança de Energia.

Em declarações prestadas à margem da cerimónia inaugural dos novos Parques de Estacionamento de Velocípedes e da entrada em funcionamento do primeiro serviço de partilha de trotinetes e bicicletas no Concelho, Domingos Bragança justificou que as medidas a adoptar pelo Município estão a ser equacionadas, devendo o plano ser apresentado no próximo mês de Setembro. "Vivemos um momento muito difícil na Europa, do ponto de vista dos recursos energéticos. Infelizmente, continuamos numa situação de grande dependência energética. Sabemos que há muitas fontes de origem renovável, mas temos de ter um plano de poupança fortíssimo para que possamos dar o exemplo porque o próximo Inverno vai ser difícil para toda a Europa e também para Portugal", afirmou o Presidente da Câmara.

"Os Municípios e Guimarães têm de estar atentos", continuou, ao frisar que os serviços estão a elaborar esse plano "para que possamos diminuir a factura energética". 

"A factura do consumo nos edifícios escolares e públicos, na iluminação pública e em tudo o que fazemos está a subir exponencialmente. Além do custo que representa em facturação, também há o exemplo da sustentabilidade ambiental, um exemplo que começa na poupança energética", apontou o autarca, declarando que tem vindo a trabalhar nesse plano em articulação com a Vereadora responsável pelo Departamento de Serviços Urbanos e Ambiente, Sofia Ferreira. 

Questionado sobre as medidas que estão a ser equacionadas, Domingos Bragança não precisou nenhuma em concreto, mas advertiu: "Poderá passar por medidas difíceis de aceitar; no início de Setembro estaremos em condições de anunciar medidas para a economia de energia porque a guerra existe. Portugal está num canto da Europa, mas a poupança além das questões económico-financeiras deve também expressar a nossa vontade de estarmos solidários com toda a Europa."

quinta, 04 agosto 2022 17:24 em Ambiente

Imprimir