Onda de calor provocou recorde de captação de água

Os recentes dias de calor extremo fizeram disparar o consumo e consequente captação de água. Em Guimarães a principal estação da Vimágua, localizada em Santa Eufémia de Prazins, "captou volumes de água na ordem dos 36 mil metros cúbicos por dia".

A notícia é avançada na edição desta quarta-feira d'O Comércio de Guimarães que cita o Presidente da Administração daquela empresa intermunicipal responsável pelo abastecimento de água aos concelhos de Guimarães e Vizela.
Segundo Armindo Costa e Silva, trata-se de "um valor muito elevado e sobretudo durante muitos dias".
"Em anos anteriores, em períodos de grande calor, chegamos aos 35 ou 36 mil metros cúbicos por dia, mas aqui a questão é que, de facto, estes volumes vêm-se repetindo dia após dia", sublinhou Armindo Costa e Silva.

Aquele responsável deixa uma palavra de "tranquilidade" relativamente ao abastecimento de água mas faz um "apelo para a contenção no consumo de água", com a certeza de que a água não é um bem inesgotável. De resto, o Presidente do Conselho de Administração da Vimágua lembra que "todos temos comportamentos diários em que podemos economizar água, nomeadamente quando cozinhamos, quando tomamos banho, na lavagem dos dentes, num conjunto de situações em que efectivamente podemos reduzir o consumo de água", salientou.


quarta, 20 julho 2022 10:51 em Ambiente

Marcações: Vimágua, água, onda de calor, captação

Imprimir