Guimarães seleccionada pela UE para ser neutra até 2030

Guimarães é uma das cidades seleccionadas pela União Europeia para ser neutra e inteligente até 2030.

Para além de Guimarães, também as cidades do Porto e Lisboa fazem parte da lista divulgada esta quinta-feira.
As três cidades vão participar na «Missão da UE para 100 cidades neutras e inteligentes até 2030», a designada «Missão Cidades».

As missões da UE assumem o compromisso de resolver grandes desafios da sociedade, tais como a luta contra o cancro, a adaptação às alterações climáticas, a vida em cidades mais verdes, a garantia de solos saudáveis, para que os alimentos, as pessoas, a natureza e o clima também sejam saudáveis ou a protecção dos oceanos.

O comité de missão para as «cidades inteligentes e com impacto neutro no clima» identificou a missão de alcançar o limiar de 100 cidades com impacto neutro no clima até 2030. A missão «cidades inteligentes e com impacto neutro no clima» irá apoiar, promover e dar a conhecer 100 cidades europeias no decorrer da sua transformação rumo à neutralidade climática até 2030 e torná-las polos de experimentação e inovação para todas as outras.

As 100 cidades pioneiras que aceitarem a missão de se tornarem neutras em termos de clima até 2030 assinarão, individualmente, um contrato de Cidade do Clima, ajustado às respectivas realidades e elaborado no âmbito de um processo de cocriação que permita ouvir vozes a todos os níveis.


quinta, 28 abril 2022 16:08 em Ambiente

Marcações: inteligente, Missão Cidades, UE , neutra

Imprimir