Guimarães coloca rede de armadilhas para combate à Vespa Velutina

O Município de Guimarães, através do Serviço Municipal de Protecção Civil, com a parceria do Laboratório da Paisagem, está a implementar uma rede de armadilhas para captura de vespas velutinas, no âmbito da candidatura “Deteção e Combate à espécie exótica invasora vespa velutina na Comunidade Intermunicipal do Ave” do Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR).

De acordo com uma nota do município, o projecto está ainda a ser realizado em colaboração com o projecto Poliniza-te que se encontra a ser desenvolvido pelo Laboratório da Paisagem e que tem permitido trazer para a discussão, nomeadamente em contexto escolar, a importância dos polinizadores e do desenvolvimento de uma estratégia local que vise a sua proteção e promoção.

Nesta fase, a implementação desta rede de armadilhas pretende capturar as vespas fundadoras, diminuindo assim a constituição de ninhos, minimizando o impacto desta espécie invasora no nosso território.

Nesse sentido, o Município de Guimarães e o Laboratório da Paisagem estão a promover o envolvimento das Juntas de Freguesia e das Brigadas Verdes do Concelho, com a distribuição gratuita de armadilhas que serão alvo de monitorização pela comunidade envolvida.

Também os apicultores, com apiários activos, estão a ser desafiados a colaborarem neste projecto. "O objectivo é que, para além de contribuírem para a captura de vespas fundadoras, possam proteger os respetivos apiários", acrescenta a nota. Para a entrega de armadilhas aos apicultores com apiários activos deverá ser contactado o Serviço Municipal de Proteção Civil de Guimarães (253 421 212) para o agendamento da entrega.

sexta, 08 abril 2022 17:45 em Ambiente

Marcações: vespas asiáticas, armadilha, Vespa Velutina

Imprimir