Guimarães integra lista de cidades europeias com boas práticas para atenuar os efeitos das alterações climáticas

Guimarães é uma das 25 cidades portuguesas que fazem parte do total das 148 cidades europeias que assumem boas práticas para atenuar os efeitos das alterações climáticas.

De acordo com um relatório do CDP, divulgado pela Lusa, foram analisadas 25 cidades dos municípios de Águeda, Amarante, Braga, Fafe, Guimarães, Ovar, Valongo, Viseu, Funchal, Loulé, Barreiro, Cascais, Lisboa, Mafra, Sintra e Torres Vedras.
Estas cidades integram o total de 75% a nível europeu têm planos de adaptação, um valor muito acima da média global (57%). Estas cidades fazem ainda parte de uma lista de 148 que assumem boas práticas neste sentido, com planos que incluem medidas de eficiência energética, de geração de fornecimento de energia com baixo ou zero de carbono e de redução de CO2 emitidos por veículos motorizados e transportes públicos.

Quanto às práticas, o CDP realçou o mapeamento de cheias, plantação ou criação de espaços verdes e a incorporação do factor alterações climáticas em documentos de planeamento a longo prazo.

Quase metade de 812 cidades mundiais analisadas pela organização independente ligada ao ambiente não tem planos para enfrentar as alterações climáticas.

quinta, 13 maio 2021 13:19 em Ambiente

Marcações: alterações climáticas, boas práticas, cidades europeias

Imprimir