«Guimarães 5G Ready» promete criar carregadores de automóveis eléctricos nos postes de iluminação pública



Foi apresentado esta sexta-feira o projecto «Guimarães 5G Ready» que resulta de uma parceria entre a Câmara Municipal e a Smart Lamppost.
Numa primeira instância o projecto servirá para testar transmissões de vídeo de alta qualidade em tempo real. Futuramente, será possível disponibilizar esta infraestrutura às universidades, centros de produção de conhecimento, empresas e grupos de trabalho de Guimarães e restantes concelhos do Quadrilátero.
O projecto promete fazer de Guimarães pioneira na disponibilização de redes 5G e no desenvolvimento e teste de soluções inovadoras nas áreas da mobilidade, condução autónoma, apoio à emergência e inteligência artificial, entre outras.
Na apresentação do «Guimarães 5G Ready» que decorreu esta sexta-feira no Parque da Cidade, o Presidente da Câmara Municipal salientou a importância de um projecto cuja face mais visível será a possibilidade de instalar carregadores para veículos eléctricos nos postes de iluminação pública.

Domingos Bragança não sabe se está encontrada a solução para o carregamento das viaturas eléctricas, mas não tem dúvidas de que a ter sucesso, o projecto será replicado o que fará com que Guimarães "caminhe à frente no que diz respeito a políticas públicas de digitalização tendo em conta a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos numa perspectiva de inovação e sustentabilidade".
O Edil revelou que o Município espera poder contar com fundos comunitários para a implementação do projecto que "ajuda a preparar Guimarães como cidade de futuro".

O Vereador da Desenvolvimento Económico da Câmara Municipal de Guimarães, Ricardo Costa, explica que o projecto é mais ambicioso e pretende criar uma plataforma de gestão em rede que permita às diversas entidades da Protecção Civil Municipal conhecer em tempo real as mais variadas ocorrências, aumentando, dessa forma, o nível de eficácia da sua actuação.
"O que se pretende é criar uma rede de sensorização que nos permita ganhar uma eficiência brutal com claros ganhos para os cidadãos", sublinhou.

Na sua intervenção, João Faria, da Smart Lamppost, realçou que num tempo marcado por um paradigma de "mudanças avassaladoras", o projecto «Guimarães 5G Ready» deixa perceber como as tecnologias vão começar a "sair à rua" para introduzirem alterações significativas no modo de vida da nossa sociedade.
O projecto «Guimarães 5G Ready» é um processo que está em curso esperando a Câmara que haja resultados no terreno em 2020.


Marcações: Smart Lamppost, Guimarães 5G Ready

Imprimir Email