Iniciativas para todos os gostos este sábado

Este sábado prossegue a iniciativa Doçaria no Convento. Trata-se de um evento que pretende reavivar a memória de outros tempos na área dos doces, procurando manter viva a tradição da doçaria conventual, em terras vimaranenses. A edição deste ano da Doçaria no Convento, integra 20 stands com doces de várias regiões do País que podem ser visitados nos Claustros da Câmara Municipal de Guimarães.

De acordo com o programa, este sábado, a Doçaria no Convento decorre das 10h30 às 23h30 e no domingo, o horário é das 10h30 às 19h00. O programa contempla programa de animação.
A partir das 11h00, actua o Quinteto de Metais da Banda Musical de Caldas das Taipas. Das 15h00 às 21h00, haverá animação pela Sol no Miral. Ainda este sábado, às 19h00, actua o Coro Vilancico.

Ainda nos Claustros do Município pode ser apreciada uma exposição de Camélias, numa organização da Câmara Municipal em parceria com a Associação Portuguesa das Camélias /ICS – Portugal. Para ver até domingo. Paralelamente à Doçaria no Convento decorrem os fins de semana gastronómicos, uma iniciativa do Turismo do Porto e Norte de Portugal. Dar a conhecer a excelência dos estabelecimentos e sabores da mesa vimaranense é um dos objectivos da iniciativa.

Prossegue este sábado o III Festival Internacional de Música Religiosa de Guimarães. Na Igreja de Nossa Senhora da Conceição há «Festa coral», pelas 16h30. Na Igreja da Oliveira actua o Quarteto de Cordas de Guimarães. Para ver às 21h30.

No Centro Cultural Vila Flor há teatro com a representação da peça «A Arte da Comédia». Para ver às 21h30.

Este sábado, no Laboratório da Paisagem prossegue a Festa da Primavera. No âmbito de um programa diversificado, esta manhã, o destaque vai para a conferência «Brigadas Verdes – Um território de Eco-Cidadãos».
Trata-se de uma discussão sobre a importância da sociedade civil contribuir através das suas práticas para um mundo mais sustentável, onde as Brigadas Verdes são um exemplo de um modo de contribuição, de cada cidadão, para a proteção do património natural. Actualmente existem em Guimarães 15 brigadas verdes.
A Conferência debaterá, em dois painéis de discussão, a importância das brigadas verdes, bem como a da classificação das Eco-Freguesias, numa distinção que premiou o trabalho de cinco Freguesias vimaranenses em 2017.

Este sábado na Casa do Povo de Fermentões há sessão de apresentação do livro de poesia «Sinapse - eu e o Mundo». É um livro de Tiago Batista, um jovem vimaranense. A apresentação do livro é 17h00 na Casa do Povo de Fermentões.

Termina este sábado o programa evocativo dos 151 anos de Raul Brandão. Trata-se de uma iniciativa da Junta de Freguesia de Nespereira. Neste último dia do Mês Cultural, realiza-se a Festa do Chocolate, por iniciativa da Associação de Pais da Escola Eb1 de Arrau.

Em Silvares a Junta de Freguesia promove a apresentação da Brigada Verde local, no âmbito do projecto Guimarães Mais Verde que pretende estimular e reconhecer as boas práticas ambientais. A Brigada Verde de Silvares contará com a participação do Centro Social de Silvares, Associação de Pais da EB1/Jardim de Infância da Teixugueira, Associação Cultural e Recreativa Silvares Com Vida, CNE de Silvares (Agrupamento 456), Grupo de Jovens Sem Fronteiras, Fábrica da Igreja, Rancho Folclórico de Silvares, Comissão de Festas em honra de Santa Apolónia e Comissão de Festas em honra da Nossa Srª do Rosário. Apresenta-se ainda como parceiro desta iniciativa o Espaço Guimarães. Trata-se de uma iniciativa marcada para as 16h00, no Parque de Ardão.

Termina este sábado o programa evocativo dos 1092 anos das comemorações do Dia de Creixomil. Em vários locais da freguesia, há plantação de árvores, numa iniciativa que vai decorrer com a colaboração da Brigada Verde. Plantação de árvores em vários locais de Creixomil, este sábado, a partir das 9h00, no âmbito do programa evocativo dos 1092 anos das comemorações do Dia da Freguesia que terminam com um jantar de confraternização, marcado para o Colégio do Ave às 20h00.

Este sábado tem início em Guimarães um torneio de técnica escutista. Trata-se de uma organização do Núcleo de Guimarães do Corpo Nacional de Escutas. .O torneio serve essencialmente para os participantes desenvolverem as suas competências nas diversas áreas de actividade escutista. O torneio desenvolve-se durante os próximos quatro dias com actividades que estarão centradas no Centro de Formação do Núcleo de Guimarães do Corpo Nacional de Escutas, na Penha mas também com acções previstas para a Cidade e algumas freguesias. Mais de 350 escuteiros participam a partir deste sábado em Guimarães num torneio que se prolonga pelo próximos quatro dias.

A Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola Básica de São Faustino, promove este sábado um evento designado de «Escola Aberta». 

O Centro Social de Nespereira promove sábado um jantar de Primavera. Trata-se de uma iniciativa que se destina a angariar fundos para custear as obras da Unidade de Cuidados Continuados daquela instituição paroquial. A iniciativa está marcada para as 20h30.

O Grupo VOA realiza este sábado, uma Vigília Quaresmal.  Com início às 21h, a Vigília deste ano é subordinada ao tema «Abre meus olhos» e decorrerá no Salão Paroquial de Nossa Senhora da Conceição.  No final haverá a habitual distribuição do Pão Quaresmal e o chá.

sábado, 24 março 2018 08:27 em Agenda Cultural

Marcações: CCVF, Laboratório da Paisagem, teatro, Doçaria no Convento, Música religiosa, escuteiros

Imprimir